Evento da Huawei em Bangkok promoveu conceitos como o 5G Verde e o One 5G; novos modelos de negócios devem ampliar receitas das operadoras O 13o Global Mobile Broadband Fórum 2022 organizado pela Huawei juntamente com seus parceiros do setor GSMA e GTI, reuniu operadoras de redes móveis, líderes de verticais do setor e parceiros de ecossistema de todo o mundo para discutir como tornar o 5G um sucesso comercial, além de tópicos importantes, como desenvolvimento sustentável, inteligência e evolução do 5G. Executivos da Huawei abordaram os principais desafios e as oportunidades com a expansão das novas redes móveis. Confira a seguir os principais temas:
Negócios em 5G estão acelerando
Peng Song, presidente da Huawei ICT Strategy and Marketing, abriu o encontro com a palestra “5G Business Success is Accelerating”. Para ele, a construção de uma rede 5G verde e sustentável promoverá o gigaverse, a ultra automação, com fácil manutenção, e conexão colaborativa com serviços de computação, monetização multidimensional de negócios e desenvolvimento sustentável. Nos últimos três anos, as operadoras acumularam casos de sucesso e aceleraram a monetização da rede 5G, permitindo o crescimento de receitas provenientes da nova rede de dados.
Song destacou que o 5G ToC é fundamental para que as operadoras monetizem os investimentos em 5G. O sucesso do negócio é rastreável. Os serviços de vídeo existentes oferecem uma experiência HD superior, e o XR expande essa prática de vídeo, melhorando a experiência dos usuários. Além disso, os novos recursos das redes 5G trazem novas oportunidades de monetização para as operadoras. No caso dos games, por exemplo, a melhoria da capacidade de uplink e de latência é trunfo para as operadoras monetizarem o 5G. Quase 40% das operadoras 5G em todo o mundo já oferecem pacotes 5G com conteúdo OTT, o que estimula o crescimento do DoU e solidifica a base para atualização de pacotes e aumento de ARPU.
Comparado com o 4G FWA, o 5G ToH permite novos cenários de negócios, incluindo modelos premium residenciais e baseados em taxas. O modelo residencial premium oferece suporte a serviços simultâneos, como jogos, vídeo de alta qualidade e escritório remoto, e monetiza recursos de rede sob várias perspectivas, como downlink, uplink e latência. Os modelos de negócios baseados em tarifas fornecem serviços de alta qualidade e preços mais altos e oferecem diferentes níveis de precificação. Abundantes práticas de sucesso provam que o FWA é um dos serviços com o retorno do investimento (ROI) mais rápido em 5G. A melhoria contínua dos recursos do setor enriquecerá ainda mais os recursos de monetização de negócios dos serviços FWA das operadoras globais.
O desenvolvimento do 5G ToB está crescendo rapidamente em todo o mundo. De acordo com os relatórios financeiros das operadoras, relatórios GSA e dados de terceiros, a receita do serviço 5G ToB das operadoras chinesas ultrapassará CNY 9 bilhões este ano (cerca de R$ 650 milhões), com uma taxa de crescimento anual de mais de 200%. A escala de rede privada 5G das operadoras fora da China aumentou mais de 100%. As operadoras podem aproveitar as vantagens de redes extensas para fornecer rapidamente linhas privadas 5G e redes privadas virtuais WAN 5G para se adaptar a setores que exigem ampla cobertura, como energia, logística e cidades inteligentes. As redes privadas locais oferecem redes de alto SLA para atender aos requisitos de serviço e são amplamente utilizadas em fábricas, portos e minas inteligentes.
Em conclusão, Peng disse que “a Huawei trabalhará com operadoras globais de 5G para compartilhar experiências de sucesso no setor, acelerar continuamente a monetização da rede ToC, enriquecer novos cenários de aplicação de ToH e expandir o novo oceano azul da ToB, permitindo que as operadoras alcancem o impulso de um ciclo de negócios 5G positivo”,
Huawei lança a solução All-Band 5G
Yang Chaobin, presidente da Huawei ICT Products & Solutions e Huawei Wireless Solution, lançou o conceito One 5G e um conjunto de soluções projetadas para facilitar a evolução de todas as bandas de 5G. “O 5G está em rápida expansão”, disse Yang. “O futuro exige a evolução de todas as bandas de modo a oferecer desempenho e experiências ideais com consumo mínimo de energia”.
O 5G se desenvolveu rapidamente desde que foi implantado comercialmente há três anos, com cobertura de rede, dispositivos e usuários crescendo significativamente. O 5G oferece uma experiência digital mais imersiva e HD aos consumidores e acelera a transformação digital em todos os setores. Melhorou a forma como as pessoas trabalham, bem como a eficiência de produção das empresas. Em termos de construção de rede 5G, as operadoras se concentraram no desenvolvimento de TDD e mmWave nesta fase inicial, mas recentemente a convergência TDD+FDD tem sido o modo de escolha para a maioria das operadoras. No futuro, todas as conexões e serviços precisarão se adaptar ao 5G para permanecerem relevantes, assim como todas as bandas. A Huawei desenvolveu o conceito e as soluções One 5G para maximizar os recursos de todas as bandas e facilitar a coordenação perfeita entre elas, o que estabelece as bases para a construção de redes 5G eficientes e econômicas.
A combinação de banda larga TDD e Massive MIMO permite a experiência 5G entre gerações. A necessidade urgente de fornecer melhor cobertura e maior capacidade com menor consumo de energia inspirou uma série de novas soluções TDD Massive MIMO.
O MetaAAU da Huawei aumenta o desempenho e a eficiência energética, fazendo uso da tecnologia de matriz de antenas extremamente grandes (ELAA), bem como software e hardware inovadores, como algoritmos e arquiteturas. O MetaAAU foi implantado em escala em todo o mundo, com a entrega de mais de 100 mil peças até agora. Foi comprovado que aumenta a experiência do usuário de uplink e downlink em 30%, com a mesma quantidade de consumo de energia, e garante o mesmo nível de cobertura, consumindo 30% menos energia.
Produtos com maior banda larga serão essenciais para as operadoras atenderem às necessidades de alocação de banda C e simplificarem a implantação de banda larga ultra-alta. O novíssimo MetaAAU de 800 MHz da Huawei permite a implantação de rede simplificada nas bandas de 3.400 MHz a 3.800 MHz, e as bandas de 3.800 MHz a 4.200 MHz a serem alocadas também. Para cenários com espaço de instalação de antena limitado, a Huawei fornece Meta BladeAAU, que combina as tecnologias Meta e Blade de uma forma única, para permitir a fácil implantação de MetaAAU e todas as bandas sub-3 GHz em um único pólo, tornando-o ideal para antena única cenários.
Indústria de TIC está pronta para dar o salto para 5,5G, diz executivo da Huawei
David Wang, Diretor Executivo do Conselho de Administração da Huawei e Presidente do Conselho de Administração de Infraestrutura de TIC, fez uma palestra intitulada “Stride to 5.5G: The foundation of the future”. David Wang observou como, por meio de esforços conjuntos, a indústria fez progressos significativos e está pronta para dar o salto para o 5,5G. Para atingir esse marco, Wang pediu a todos os participantes do setor que se preparem em todas as frentes, para que possamos avançar mais rapidamente para a era 5.5G e, eventualmente, construir um mundo melhor e inteligente juntos.
“Com o mundo inteligente se aproximando rapidamente, as rápidas mudanças que devemos experimentar serão acompanhadas por crescentes requisitos de infraestrutura digital. O próximo marco que devemos atingir no caminho para o mundo inteligente é 5,5G. O 5.5G fornecerá experiências de 10 Gbit/s, suportará centenas de bilhões de conexões e nos ajudará a obter inteligência nativa”, disse.
Wang enfatizou que, após dois anos de esforços conjuntos em toda a indústria, o 5.5G teve um enorme progresso e três coisas ficaram claras. Primeiro, a padronização do 5.5G foi iniciada e está no caminho certo, tornando-a mais do que apenas uma visão. Em segundo lugar, a indústria fez avanços nas principais tecnologias para 5,5 G e largura de banda ultra grande, e o ELAA agora pode oferecer uma experiência de 10 Gbit/s. Terceiro, a indústria tem uma visão clara para o cenário da IoT. Três tipos de tecnologias IoT habilitadas para 5.5G suportadas por 5.5G, ou seja, NB-IoT, RedCap e IoT passiva, estão se desenvolvendo rapidamente e darão suporte a inúmeras conexões IoT.
“O setor de comunicações está em constante evolução. O 5.5G está em alta velocidade. Olhando para o futuro, nossa tarefa é lidar com essas cinco novas áreas – padrões, espectro, produtos, ecossistemas e aplicativos. Juntos, vamos avançar para o 5.5G e construir um mundo melhor e inteligente”, enfatizou Wang.
Operadoras veem benefício do 5G na receita
James Chen, presidente do departamento de vendas globais da Huawei Carrier BG, disse que as operadoras estão vendo o benefício do 5G em termos de experiência do usuário, Internet de Coisas (IoT) e digitalização da indústria.
Em sua palestra intitulada “Making Strides Towards 5G Success“, Chen disse que “houve um progresso rápido no 5G. Para desbloquear totalmente o valor do 5G, precisamos acelerar a implantação e aproveitar ao máximo cada banda, cada hertz, e cada watt. Juntos, podemos levar o 5G de uma marca líder e tecnologia líder para uma experiência líder e um negócio líder. E podemos fazer do 5G um sucesso comercial.”
Chen descreveu como o 5G está impulsionando o desenvolvimento da indústria em muitos aspectos. Em comparação com o 4G, as redes 5G são 10 vezes mais rápidas, oferecendo velocidades superiores a 1 Gbps. Os usuários de 5G também consomem duas vezes mais dados do que os usuários de 4G — mais de 20 GB por mês — e essa quantidade deve continuar crescendo. Isso cria enormes oportunidades para as operadoras em três áreas: experiência do usuário, IoT e digitalização industrial.
A experiência do usuário pode gerar mais receitas à medida em que as operadoras se afastam dos modelos de negócios baseados em tráfego. Isso pode ser alcançado oferecendo pacotes 5G com preços baseados em outros fatores, como velocidade, latência e experiência de uplink.
O IoT também é um mercado em expansão, com um rápido crescimento nos serviços de IoT para consumidores e industriais, que devem criar 100 bilhões de conexões de IoT. Por fim, na digitalização industrial, o 5G fornece conexões de alta qualidade e serviços como linhas e redes privadas que estão ajudando as operadoras a se expandirem para o mercado B2B. Com o 5G, as operadoras podem diversificar seus portfólios além da conectividade e identificar novas fontes de receita.
Apesar dessas oportunidades, o lançamento do 5G ainda é inconsistente em diferentes países. No momento, a cobertura 5G está disponível apenas para 29% da população global — muito inferior ao 4G, que cobre 92%. De acordo com Chen, para desbloquear totalmente o valor do 5G e torná-lo um sucesso comercial, é necessário acelerar a implantação da rede 5G e aproveitar ao máximo “cada banda, cada hertz e cada watt”.
Primeiro, o espectro terá que ser melhor utilizado. Todas as bandas de espectro podem ser usadas para 5G, mas bandas diferentes, como bandas TDD, bandas FDD e bandas mmWave, produzem um desempenho ideal em diferentes cenários. Em segundo lugar, o MIMO maciço precisará ser usado em todas as bandas para obter o máximo de cada hertz. Em terceiro lugar, com base na eficiência energética de 10x de 5G sobre 4G, a inovação contínua precisará ser feita em três camadas separadas — equipamentos, sites e redes — para permitir que cada watt transporte mais bits e ajudar a construir redes 5G com desempenho e eficiência ideais. eficiência energética. A IA também precisará ser aplicada em redes 5G para aproveitar ao máximo os recursos de rede limitados.
No final de seu discurso, Chen disse: “O 5G está mudando o cenário móvel, mas isso é apenas o começo. A Huawei continuará inovando em tecnologias para maximizar o valor de cada banda, hertz e watt, ajudando clientes globais redes com a melhor experiência, eficiência energética ideal e a mais alta eficiência, além de criar valor continuamente para os clientes. Juntos, podemos fazer do 5G um sucesso comercial.”
Para mais informações, visite: Link
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.