Panorama 2015 divulga dados inéditos do transporte aéreo

Quarta edição tem mais análises, temas e informações sobre a aviação comercial

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lança hoje (23) o Panorama 2015, quarta edição do estudo que contém análises e informações inéditas sobre o transporte aéreo, além da evolução e da contextualização da aviação comercial brasileira dentro de uma perspectiva global.

Entre algumas das novidades desta edição, o Panorama 2015 traz uma análise do impacto do transporte aéreo no PIB, renda e geração de empregos não só no país, mas individualmente em cada estado brasileiro. Esses dados são fruto de um estudo inédito da GO Associados, encomendado especialmente pela ABEAR.

“Entre os temas inéditos, destacam-se a mensuração do impacto do setor aéreo na economia brasileira, que corresponde a 2,7% do PIB brasileiro, gerando 5 milhões de postos de trabalho na cadeia produtiva do transporte aéreo, no Turismo e nos setores beneficiados”, afirma o consultor técnico da ABEAR e responsável pelo Panorama 2015, Maurício Emboaba.

Índices de qualidade dos serviços aéreos (pontualidade, segurança e manuseio de bagagens), aeroportos atendidos pela aviação comercial, desempenho do transporte aéreo de cargas e as estatísticas básicas das companhias aéreas brasileiras (idade média da frota, total de funcionários e aeroportos atendidos) são outros temas presentes no estudo.

“Esta edição consagra o Panorama e a própria ABEAR como uma referência de informação qualificada para o mercado, consumidores, autoridades e órgãos reguladores, além de profissionais de comunicação e academia”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Ao todo, o Panorama 2015 engloba 20 temas diferentes, 136 páginas e 43 fontes de dados e informações, mais do que o dobro de conteúdo em comparação com a primeira versão, lançada em 2012. Você encontra a íntegra do estudo no seguinte link: http://goo.gl/cJt699 

ABEAR
A ABEAR foi criada em 2012 pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (atual LATAM) e TRIP (que uniu-se à AZUL), com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As empresas fundadoras representam 99% do mercado doméstico, empregam 58 mil pessoas, dispõem de mais de 500 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários. A entidade tem ainda mais quatro associadas: BOEING, BOMBARDIER, LATAM CARGO e TAP.
Rolar para cima