Evento tem entrada gratuita e acontece de quinta a sábado no Centro de Convenções de Pernambuco
Num momento de crise cambial, econômica e política, que afasta turistas do exterior e até mesmo as viagens mais longas pelo país, o turismo regional ganha cada vez mais força. O 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará de quinta a sábado (6 a 8 de agosto), no Centro de Convenções de Pernambuco, chega em momento oportuno. A tendência até o final do ano, no turismo nacional, é de viagens curtas. Por isso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas se uniram em torno da Rota 101 Nordeste.
São esperadas dez mil pessoas durante os três dias do evento na capital pernambucana, entre autoridades do setor, secretários, técnicos de turismo, hoteleiros, operadores, agentes de viagens, empresários do segmento de lazer, jornalistas e público final. O evento tem entrada franca, mediante credenciamento pela internet ou no local.
Sabores – O Festival Gastronômico do 2° Salão de Turismo Rota 101 Nordeste terá chefs consagrados dos quatro Estados. Do Rio Grande do Norte estará a chef e proprietária do restaurante Paçoca de Pilão, D. Adalva Rodrigues, já habituada a representar o Rio Grande do Norte em grandes feiras nacionais. No menu, carne de sol com paçoca e camarão à moda potiguar. O Estado anfitrião também caprichou com o chef Alcindo Queiroz, proprietário do restaurante Patuá, em Olinda, que preparará arroz de frutos do mar e cordeiro à moda pernambucana. Os pratos do Festival Gastronômico custarão R$ 25.
NEGÓCIOS – O Sebrae realizará rodadas de negócios com a participação de 18 operadores de turismo do Sul, Sudeste e Nordeste. A ação acontece a partir das 16h até às 22h apenas no primeiro dia do evento, 6 de agosto.
EVENTO – A primeira edição do Salão aconteceu em Natal em 2013, com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores. O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC. Com quase 200 estandes comerciais e ampla área para apresentações culturais, gastronomia e artesanato, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste funcionará das 16h às 22h nos dias 6, 7 e 8 de agosto (quinta a sábado). Um programa familiar para os moradores da Região Metropolitana do Recife, que poderão escolher viagens e desfrutar de atrações como folclore, artesanato e gastronomia.
Sobre a Escrita.ETC
A Escrita.etc é uma agência de comunicação que oferece assessoria de imprensa com cobertura em todo o Brasil, organização e execução de fampress, produção de conteúdo para publicações em geral e internet e desenvolvimento de projetos e eventos.
Rodadas de negócios movimentarão o Salão Rota 101 Nordeste
18 operadores de turismo do Sul, Sudeste e da região participam das negociações realizadas pelo Sebrae-PE
O 2º Salão Rota 101 Nordeste terá rodada de negócios com a participação de 18 operadores de turismo do Sul, Sudeste e Nordeste. A ação acontece a partir das 16h até às 22h apenas no primeiro dia do evento, 6 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Segundo Izabel Francisca, do Atendimento Coletivo Turismo do Sebrae-PE, a participação do Sebrae será com a rodada de negócios e os quatro estados do Nordeste (PE, PB, AL e RN) em um estande institucional integrado, visando fortalecer a divulgação dos destinos e dos empreendimentos vinculados dos projetos dos Sebraes. “O estande mostrará as tendências e oportunidades de negócios. Será ambientado com imagens que retratam o turismo de cada região destacando as praias, o artesanato e os equipamentos turísticos.”
Uma vitrine fixa exibirá as peças de artesanato decorando o espaço destinado às rodadas de negócios. “Será a primeira participação do Sebrae Pernambuco e esperamos que as rodadas de negócios proporcionem bons resultados para os equipamentos turísticos do Estado”, afirma.
Recife sediará 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste
Evento acontece de 6 a 8 de agosto no Centro de Convenções com o apoio do Ministério do Turismo e o patrocínio da CVC
Será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, de 6 a 8 de agosto, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento foi lançado no dia 26 de junho durante encontro no Mercure Mar Hotel para 150 pessoas com a presença do Trade Turístico dos quatro Estados beneficiados com a duplicação da BR-101: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.
A primeira edição do Salão aconteceu em Natal em 2013, com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores. Este ano, a expectativa é reunir nove mil pessoas. O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC.
O modelo adotado no Recife será o mesmo que obteve sucesso em Natal. Os estandes comerciais serão liderados por operadoras, meios de hospedagem, agências de receptivo, parques temáticos, empresas de passeios turísticos e casas de show e entretenimento, entre outros segmentos. Na programação cultural, haverá palco para shows e apresentações dos quatro Estados, assim como salão gastronômico e espaço para exposição e comercialização de artesanato.
Durante o evento, haverá capacitações para que os agentes se renovem em relação à comercialização e aos próprios atrativos dos principais destinos turísticos na Rota 101 Nordeste, que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte e tem em torno de 600km. “É muito importante fazermos um trabalho integrado entre destinos vizinhos do Nordeste, ainda mais num momento de crise econômica, quando o turismo interno se fortalece”, disse o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.
“Segundo dados do Ministério do Turismo, o segundo semestre de 2015 será voltado para o turismo regional e a nossa ideia é incrementar os destinos turísticos do interior de Pernambuco, divulgando todos os nossos potenciais. No 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, teremos a oportunidade de trabalhar esta questão, dando a oportunidade de o visitante conhecer um pouco da produção associada ao turismo, como cultura, gastronomia e artesanato”, completou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
A expectativa da organização é reunir agentes de viagem nos três dias do evento, que virão em caravanas de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, assim como de cidades pernambucanas, como Caruaru, por exemplo. Serão convidados jornalistas dos quatro Estados e alguns de São Paulo e do interior, principal polo emissor para o Nordeste. “O País precisa conhecer o potencial verdadeiro e consistente da região e da força e seriedade do turismo no Brasil enquanto atividade que gera emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, pretende aproveitar o evento para apresentar a nova área portuária do Bairro do Recife. A ideia é que os profissionais conheçam também mercados e museus do Recife, além do passeio de catamarã sob as pontes da capital pernambucana. “O Salão é um evento extremamente inteligente, porque soma esforços. Não existe concorrência com os Estados vizinhos. A disputa é global e o Nordeste, que já foi o problema do Brasil, passou a ser solução, inclusive com a atração de muitos investidores”, refletiu o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
O projeto do Salão foi concebido há três anos. “Tínhamos a percepção de que era preciso comunicar ao mercado como o turismo interestadual pode ser potencializado como também interiorizando o regional”, analisa Gustavo Porpino, da organização do evento. De acordo com ele, são esperadas nove mil pessoas, entre profissionais do setor, imprensa e público-final. Atualmente, o fluxo turístico nos quatro Estados é de 12 milhões de turistas/ano, sendo cinco milhões provenientes da própria região.
Com quase 200 estandes comerciais e ampla área para apresentações culturais, gastronomia e artesanato, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste funcionará das 16h às 22h nos dias 6, 7 e 8 de agosto (quinta a sábado). Um programa familiar para os moradores da Região Metropolitana do Recife, que poderão escolher viagens e desfrutar de atrações como folclore, artesanato e gastronomia.