OMT fará sessão de emergência do seu Conselho Executivo em resposta à invasão da Ucrânia pela Federação Russa em Madrid no dia 08 de março.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) concordou com uma sessão de emergência do seu Conselho Executivo em resposta à invasão da Ucrânia pela Federação Russa. A sessão terá lugar em Madrid a 8 de Março.

Após a solicitação da Guatemala, Lituânia, Polônia, Eslovênia e Ucrânia para a suspensão da Federação Russa da adesão à OMT, o Secretário-Geral da OMT convocou uma sessão de emergência do Conselho Executivo para tratar do assunto, de acordo com a Regra 3.4. do Regimento do Conselho. A decisão foi tomada após consultas entre o Secretário-Geral e o Presidente do Conselho Executivo (Côte d´Ivoire).

A sessão presencial do Conselho será realizada no dia 8 de março em Madri. É a primeira vez na história da Organização que o Conselho Executivo atenderá a uma solicitação desse tipo.

O artigo 3.º dos Estatutos da OMT afirma que os princípios fundamentais da Organização são a “promoção e desenvolvimento do turismo com vista a contribuir para o desenvolvimento económico, a compreensão internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal e a observância dos direitos humanos”.

A OMT condenou inequivocamente as ações da Federação Russa, observando que elas são uma clara violação da soberania e integridade territorial ucraniana e contrárias aos princípios consagrados na Carta da ONU e nos Estatutos da OMT.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.