Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Olinda terá 11 polos de animação no Carnaval 2013


Olinda vai fazer do Carnaval 2013 uma grande festa com 11 polos de animação, 190 atrações e 254h de shows. O compromisso da cidade é com a alegria e a cultura, exaltando as expressões artísticas de todo o Estado na cenografia e contemplando uma programação autenticamente local. Destaque para os desfiles de blocos e cortejos no sábado e domingo, a apoteose dos Bonecos Gigantes e o Encontro de Maracatus de Baque Solto na segunda-feira, o Encontro de Bonecos Gigantes na terça e os encontros de Bois e Ursos na Quarta-feira de Cinzas.
Antes do Carnaval, as prévias movimentam o Sítio Histórico com blocos de frevo e maracatus. Destaque para a Corrida de Bonecos Gigantes e de Mascotes dos times de futebol no sábado (2). A concentração acontece às 8h no Mercado da Ribeira com chegada ao Palácio dos Governadores. No domingo (3), a grande atração é As Virgens do Bairro Novo, no Carmo, a partir de 12h.
Ainda na semana pré-carnavalesca, a Noite Para os Tambores Silenciosos acontece a partir das 20h nos Quatro Cantos de Olinda. Música, religiosidade e tradições afro se unem em um espetáculo ancestral com cortejo de maracatus de baque virado até o Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Serão oito maracatus participando com convidados. O Maracatu Nação Leão Coroado, que este ano comemora 150 anos, dá um brilho especial para a noite.
A semana pré segue com vasta programação diariamente. Na sexta-feira, a troça Flor da Lira se apresenta no Largo do Amparo, às 19h. Há blocos iniciando às 7h para os foliões se aquecerem para a folia desde cedo.
No Sábado de Zé Pereira, algumas atrações são bastante esperadas o ano inteiro. É o caso do Eu Acho é Pouco com saída às 17h do Pátio do Mosteiro de São Bento, no Varadouro, colorindo as ruas de vermelho e amarelo. O John Travolta se concentra no mesmo horário no Clube Vassourinhas, no Amparo. Para finalizar a noite, na Estrada do Bonsucesso, sai o Homem da Meia Noite.
Domingo é o dia do sambão do Patusco com concentração na Rua do Amparo, às 10h. Às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe. Já às 19h, o Maracatu Carnavalesco Leão Coroado se concentra na Praça do Carmo.
Segunda-feira pela manhã, a diversão é das famílias com crianças. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 8h30 na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e às 9h é a vez do Patusquinho na Rua do Amparo.
Também na segunda-feira pela manhã, acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9h com saída às 10h do Alto da Sé ao Palácio dos Governadores. O desfile conta com a participação de 50 bonecos gigantes que representam personalidades históricas e culturais do Brasil e do mundo como Alceu Valença, Ariano Suassuna, Capiba, Obama e Michael Jackson.
O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10h com 54 maracatus rurais de todo o Estado. Ainda na segunda-feira, à tarde, a Pitombeira dos Quatro Cantos se concentra na Praça 12 de Março, no Carmo, às 16h. Às 17h, o Clube Carnavalesco Marim dos Caetés sai do Largo do Guadalupe.
Na terça-feira, o Patusco sai da Rua do Amparo às 10h. Às 11h, há o desfile com cerca de cem tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda, no Largo do Guadalupe. O dia segue movimentado com muita festa e alegria com Ceroula de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, Eu Acho é Pouco e Afoxé Oxum Pandá, entre outros. Destaque ainda para o desfile de Blocos Líricos do Largo do Amparo ao Sítio de Seu Reis, às 19h. O anfitrião é o bloco Flor da Lira de Olinda.
A Quarta-Feira de Cinzas tem início às 5h com o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, no Alto da Sé. O Patusquinho volta a se apresentar às 9h na Rua do Amparo numa despedida do Carnaval para as crianças. Às 13h, o Bacalhau do Batata faz a festa no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o encontro de bois de Carnaval de diversas regiões do estado realizado por Dona Dá. No Largo do Guadalupe até Mercado Eufrásio Barbosa, os foliões podem acompanhar o encontro de Afoxés Ganga Zumba.
Boa Viagem