




Lideranças portuguesas visitam São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, apresentando oportunidades de parcerias em negócios, ciência e tecnologia em ascensão em Oeiras, município que concentra uma das maiores comunidades empresariais da Europa
De olho no crescente interesse dos empresários brasileiros pelo mercado português, a Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras Valley Investment Agency (OVIA) promoveram, entre os dias 17 e 21 de março, uma missão empresarial no Brasil. A programação incluiu agendas estratégicas em três dos principais centros econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Com mais de 25 mil empresas instaladas, o município de Oeiras concentra uma das maiores comunidades empresariais da Europa, atraindo gigantes como Google, Dell, Nike, L’Oréal, Pfizer e Johnson & Johnson. Sua localização estratégica — próxima a Lisboa e ao aeroporto internacional — aliada à alta qualidade de vida, torna a cidade um destino privilegiado para novos empreendimentos. Quem atua nas indústrias criativas, no setor de empreendedorismo ou em tecnologia certamente já ouviu — ou ainda vai ouvir — falar de Oeiras Valley, projeto que vem se consolidando como o “Vale do Silício de Portugal”. A iniciativa tem como objetivo posicionar o município de Oeiras no cenário empresarial global.
Entre as lideranças da delegação que esteve no Brasil, destacaram-se o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e o Presidente do Conselho de Administração da OVIA, António Martins da Cruz, acompanhados de vice-presidentes, diretores, associados e parceiros.
Filho de portugueses, o advogado Adriano Machado, que é representante oficial do Oeiras Valley no Brasil, liderou a comitiva. Especialista em direito empresarial, ele também é conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Portugal e sócio do escritório Pinto Machado, já tendo conduzido missões empresariais também em Portugal e em Cabo Verde. “Nosso propósito é promover o intercâmbio de informações e boas práticas, destacar as vantagens competitivas do ecossistema de negócios de Oeiras e fomentar a criação de parcerias estratégicas”, ressaltou Machado.
Agenda em São Paulo
As atividades em São Paulo começaram no dia 17 de março, por meio de uma reunião com o Cônsul-Geral de Portugal na cidade, o Embaixador António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva. Em pauta, temas como investimento e cooperação econômica entre Brasil e Portugal.
No mesmo dia, foi realizado um evento exclusivo na Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, reunindo empresários, investidores e representantes do setor público para um networking estratégico e troca de experiências. A agenda se encerrou no dia 18 com uma rodada de negócios entre investidores brasileiros e portugueses, criando novas parcerias e iniciativas empresariais.
No dia 19 de março, a delegação desembarcou no Espírito Santo para um almoço com importantes lideranças políticas e empresariais do estado. Estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Desenvolvimento Sérgio Vidigal, além de nomes de destaque do setor empresarial, como Amós Souza, cônsul honorário de Portugal; Alvimar Pinto, presidente da Câmara de Negócios de Portugal no ES; Paulo Baraona, presidente da FINDES; Fabrício Tristão, presidente do Centro do Comércio do Café do ES; Sidemar Acosta, presidente do SINDIEX; Cesar Pinto, diretor de Relações Institucionais da Fecomércio; Renan Chieppe, presidente da Fetransporte; e Maely Coelho, CEO da Medsenior Saúde.
Após o almoço, a comitiva visitou a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), onde foram discutidas novas possibilidades de investimento e parcerias entre empresários capixabas e portugueses. O Embaixador António Martins da Cruz, presidente da OVIA, liderou a programação em Vitória.
Missão no Rio de Janeiro
As atividades no Rio de Janeiro começaram no dia 20 de março, com um encontro na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, para debater iniciativas de cooperação empresarial. Em seguida, houve uma reunião no Consulado de Portugal no Rio, com foco no fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas.
Durante o almoço, oferecido pela Cônsul-Geral de Portugal no Rio, a Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, a delegação aprofundou discussões sobre investimentos e futuras parcerias. Na parte da tarde, o grupo foi recebido pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS) do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, e pelo presidente da Invest.Rio, Sidney Levy, no Palácio Guanabara. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e oportunidades de intercâmbio econômico entre Oeiras e o Rio de Janeiro.
No dia 21 de março, a delegação teve um encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para tratar de cooperação bilateral e de novos investimentos nos setores tecnológico e criativo. A programação incluiu ainda uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura, símbolo da histórica ligação entre Brasil e Portugal, além de um painel de debates na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde especialistas e empresários discutiram as oportunidades de negócios no ecossistema inovador do Oeiras Valley.
Oeiras: um polo global de inovação
Oeiras já se destaca no cenário internacional como referência nos setores de ciência e tecnologia. Abriga centros de pesquisa de renome mundial e parques empresariais como o TagusPark e o Lagoas Park. “Estamos criando as condições para transformar Oeiras no maior hub de inovação, criatividade e tecnologia de Portugal. Nosso foco é atrair empresas de base tecnológica, farmacêutica, de nanotecnologia e de investigação oceanográfica, gerando empregos de alto valor agregado. Para isso, a internacionalização da marca Oeiras Valley é fundamental”, afirma Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
O município oferece uma combinação atrativa de infraestrutura de ponta, capital humano qualificado e custos operacionais competitivos. Com localização estratégica, a cidade investe fortemente em educação e cultura como pilares para uma inovação sustentável. O programa Oeiras Educa estreita laços entre escolas, famílias e a comunidade, enquanto uma vibrante cena cultural posiciona Oeiras como um dos principais polos artísticos e criativos de Portugal.
Até 2026, Oeiras projeta investir 400 milhões de euros em iniciativas voltadas para dinamização econômica, educação, habitação, meio ambiente e inteligência territorial, consolidando sua posição como epicentro da inovação em Portugal.