Ocean Cay MSC Marine Reserve é nomeada ‘Hope Spot’ pela Mission Blue em reconhecimento aos contínuos esforços para a conservação do ecossistema marinho

Ocean Cay MSC Marine Reserve é nomeada ‘Hope Spot’ pela Mission Blue em reconhecimento aos contínuos esforços para a conservação do ecossistema marinho

Ocean Cay MSC Marine Reserve


A Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, foi formalmente reconhecida como ‘Hope Spot’ e Pierfrancesco Vago – Membro do Conselho da MSC Foundation e Presidente do Comitê Executivo, e também Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC – como ‘Hope Spot Champion’ pela Mission Blue, organização sem fins lucrativos fundada pela renomada oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, com o objetivo de promover a proteção do ecossistema marinho.

Com este conceituado reconhecimento, a Ocean Cay junta-se a outros 154 ‘Hope Spots’ da Mission Blue espalhados em todo o mundo: locais reconhecidos como essenciais para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar a meta de Áreas Marinhas Protegidas. As indicações são cuidadosamente analisadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas, assegurando que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha.

Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha havia sofrido por décadas com atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonita. A Companhia embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, em colaboração com o governo das Bahamas, universidades reconhecidas, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha.
 

Por meio de um investimento substancial, o projeto de restauração já alcançou progressos significativos. Foram plantadas na ilha cerca de 5 mil árvores e 75 mil plantas, flores e arbustos nativos, revitalizando o ambiente terrestre. Enquanto isso, a saúde das águas ao redor da ilha pode ser vista pela crescente presença de vida marinha, incluindo de tartarugas-cabeçudas.
 

O Programa de Restauração Marinha abrange 64 km² de águas e ecossistemas marinhos em torno de Ocean Cay. Ele foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa ‘Super Coral’ para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira se baseia na colaboração científica e em pesquisas avançadas para identificar genótipos de corais conhecidos como “super corais”, que evoluíram para suportar melhor as altas temperaturas. Depois, estes corais serão estrategicamente replantados para criar recifes mais resistentes aos fenômenos de calor extremo provocados pelas mudanças climáticas.
 

Ocean Cay MSC Marine Reserve
Créditos: Conrad Schutt

Ocean Cay MSC Marine Reserve

A MSC Foundation planeja continuar promovendo este trabalho e atrair a atenção de milhares de visitantes todos os anos, aumentando a conscientização sobre a necessidade urgente de esforços na conservação dos oceanos em todo o mundo.
 

Esse esforço de restauração em larga escala e de informação pública reforça o compromisso da MSC Foundation em restaurar a saúde dos oceanos, enriquecendo a biodiversidade e promovendo um futuro sustentável para o nosso planeta.
 

O visionário projeto ‘Hope Spots’ tem como objetivo aumentar a conscientização global sobre a importância da conservação marinha e a necessidade de uma ação urgente para reverter os danos ao ecossistema oceânico. O reconhecimento da Ocean Cay como ‘Hope Spot’ destaca o papel fundamental que os ecossistemas restaurados, como a Ocean Cay, podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos.
 

A Dra. Sylvia Earle, Presidente e Diretora da Mission Blue, expressou o seu entusiasmo pelo reconhecimento, afirmando: “Isso reconhece os abrangentes esforços de restauração e o compromisso com a proteção da biodiversidade marinha. Liderado por Pierfrancesco Vago, a restauração da Ocean Cay tem sido um esforço multidisciplinar para restabelecer o equilíbrio ecológico nesta ilha de calcário e em sua área marinha circundante. (…) A Ocean Cay informará milhares de pessoas, semanalmente, sobre a importância crucial de cultivar e plantar corais resistentes ao calor para a conservação marinha, a saúde dos oceanos e o bem-estar humano”.
 

Dra. Sylvia Earle, Presidente e Diretora da Mission Blue

Pierfrancesco Vago, membro do Conselho da MSC Foundation e Presidente do Comitê Executivo, bem como Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirmou: “Ser nomeada como ‘Hope Spot’ é um reconhecimento importante para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a chamar a atenção para o fato de que todos nós temos um dever importante como cuidadores do nosso Planeta Azul. Essa responsabilidade é a razão pela qual a pesquisa científica e os esforços de restauração do nosso Programa Super Coral têm como objetivo, não só criar recifes de corais resistentes em torno de Ocean Cay e nas Bahamas, mas também contribuir simultaneamente para o conhecimento e iniciativas de conservação em todo o mundo. Agradeço à Dra. Sylvia Earle e à Mission Blue pelos seus esforços incansáveis, que nos inspiram a valorizar e proteger a rica biodiversidade de nossos oceanos”.
 

Este novo reconhecimento reafirma o objetivo da Ocean Cay Reserve Marine e do Programa Super Coral da MSC Foundation como pioneiros nos esforços de conservação da natureza, reforçando o seu papel pioneiro na conservação marinha.


SOBRE A MSC FOUNDATION

A MSC Foundation, organização sem fins lucrativos, implementa os compromissos de conservação marinha, humanitária e de desenvolvimento sustentável do Grupo MSC em todo o mundo, utilizando o alcance global da MSC e o conhecimento exclusivo do mar para proteger e nutrir nosso planeta azul, seus povos e nossa herança cultural compartilhada.
 

Concentrando-se em quatro áreas – Meio Ambiente, Apoio Comunitário, Educação e Ajuda de Emergência – a Fundação promove a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas, capacita comunidades vulneráveis em todo o mundo para realizar todo o seu potencial, apoia a educação equitativa e inclusiva de qualidade para promover o desenvolvimento duradouro, individual e coletivo, e ajuda as populações atingidas por desastres a se recuperarem.
 

A Fundação trabalha para alcançar isso de forma independente e com parceiros dedicados, alavancando o envolvimento do Grupo MSC na concepção e gerenciamento de projetos, conectando comunidades, conscientizando e mobilizando o apoio financeiro de milhares de pessoas e junto com parceiros confiáveis selecionados por sua forte visão inovadora ou histórico de ação eficaz.
 

Acesse o website da MSC Foundation aqui.
 

Siga a MSC Foundation no LinkedInFacebook e Instagram.

SOBRE A MISSION BLUE

A Mission Blue inspira ações para explorar e proteger o oceano. Liderada pela lendária oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, a Mission Blue une uma coligação global para inspirar uma onda de consciencialização pública, acesso e apoio a uma rede mundial de áreas marinhas protegidas – Hope Spots. Sob a liderança da Dra. Earle, a equipe da Mission Blue implementa campanhas de comunicação que elevam os Hope Spots ao cenário mundial por meio de documentários, redes sociais, meios de comunicação tradicionais e ferramentas inovadoras, como o Esri ArcGIS. Atualmente, a aliança Mission Blue inclui mais de 250 grupos respeitados de conservação dos oceanos e organizações com ideias semelhantes, desde grandes empresas multinacionais à equipes científicas individuais que realizam importantes pesquisas. Além disso, a Mission Blue apoia o trabalho de ONGs de conservação que partilham a missão de criar apoio público para a proteção dos oceanos. Com o esforço e paixão de pessoas e organizações de todo o mundo, os Hope Spots podem tornar-se realidade e formar uma rede global de áreas marinhas protegidas suficientemente grande para restaurar o oceano, o coração azul do planeta.
 

Acesse ao website da Mission Blue aqui.
 

SOBRE A DRA. SYLVIA EARLE

Sylvia Earle é Presidente e Diretora da Mission Blue/The Sylvia Earle Alliance. Ela é uma exploradora residente da National Geographic Society e é chamada de ‘Her Deepness’ pela New Yorker e pelo New York Times, ‘Living Legend’ pela Biblioteca do Congresso e primeira ‘Hero for the Planet’ pela Time Magazine. É oceanógrafa, exploradora, autora e conferencista com experiência como cientista de investigação de campo, funcionária do governo e diretora de várias organizações empresariais e sem fins lucrativos. 

Rolar para cima