Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal lança inquéritos regulares dirigidos às empresas do setor

  • Primeiro inquérito refere-se à atividade registada em janeiro e pode ser respondido até 31 de março.
  • “A monitorização do Turismo a nível regional é um instrumento fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor no Centro de Portugal”, explica Pedro Machado.



Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) lançou um conjunto de inquéritos às empresas do setor do Turismo, com o objetivo de monitorizar de forma sistemática a evolução da atividade na região.
 
O inquérito mensal “Atividade Económica” é um dos quatro inquéritos disponíveis na plataforma do Observatório. Nesta altura, e até 31 de março, está a decorrer o inquérito referente à atividade turística em janeiro. Nas segundas quinzenas de abril e maio vai ter lugar a recolha de dados relativa a fevereiro e março, respetivamente.
 
Além do inquérito mensal, o OTSCP desafia os empresários a participar em outros três formulários estatísticos: “Caracterização da Empresa”, a preencher uma só vez, e passível de atualização futura; “Expectativas”, que consiste numa pergunta anual a ser respondida no primeiro semestre de cada ano; e “Ambiente e Responsabilidade Social”, um inquérito anual a ser respondido também durante o primeiro semestre de cada ano.
 
As empresas que participarem receberão mensalmente, como contrapartida, um Relatório sobre a Atividade Económica das Empresas do Centro de Portugal, cujo valor será proporcional ao nível de adesão das empresas durante a recolha de dados.
 
Os inquéritos em curso inserem-se no SMAT – Sistema de Monitorização da Atividade Turística do Centro de Portugal, um sistema próprio de produção estatística para a atividade turística que o OTSCP está a instituir na região. O SMAT é compatível com o modelo ETIS – European Tourism Indicator System, que estabelece as diretrizes da União Europeia para a monitorização da atividade turística.
 
Depois de instituído, o SMAT proporcionará aos agentes económicos do Centro de Portugal dados rigorosos e detalhados da atividade turística, em tempo útil, tornando possível a produção de relatórios mensais, semestrais e anuais.
 
“A monitorização do Turismo a nível regional é um instrumento fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor no Centro de Portugal. Ao avançar com estes inquéritos e com o SMAT, o Observatório torna-se um elemento decisivo para o conhecimento integrado do setor do Turismo na região”, considera Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.
 
“No entanto, a monitorização eficiente da atividade turística depende da resposta colaborativa e eficiente dos empresários, turistas e residentes. Para isso, é essencial que as empresas estejam disponíveis para participar nos inquéritos mensais e anuais do Observatório. Recordo que esta participação requer apenas escassos minutos da sua disponibilidade”, acrescenta Pedro Machado.
 
O acesso à plataforma do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal realiza-se através das credenciais das empresas, na ligação https://smat.observatorio-tcp.pt/smat, sendo possível a recuperação da password e a criação de novo registo. Para qualquer esclarecimento pode ser contactado o e-mail [email protected].

A plataforma foi concebida de modo a garantir a proteção dos dados confidenciais dos inquiridos, nomeadamente o anonimato das empresas.
 
 
Monitorizar todos os impactos do Turismo na região

Criado pela Turismo Centro de Portugal, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal tem o objetivo de monitorizar o turismo na região, em especial os seus impactos económicos, sociais, culturais e ambientais. Desta forma, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão de todos os protagonistas da atividade turística na região, fornecendo informação de valor às empresas e organizações.
 
O seu Conselho Técnico-Científico integra cerca de 30 investigadores de todas as instituições de Ensino Superior da região Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
 
Já o Conselho Consultivo Empresarial inclui os principais empresários e instituições representativas da atividade turística no Centro de Portugal, como as associações setoriais de turismo, associações empresariais, comunidades intermunicipais, associações de desenvolvimento local e regional e entidades gestoras de programas de valorização dos recursos endógenos.
 Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Para mais informações:

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem