O que rolou no segundo dia da ABAV Expo 2022! Confira


Rio de Janeiro para 50ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo

A maior feira do setor do Turismo retornará à capital carioca após 11 anos. O anúncio aconteceu no segundo dia da ABAV Expo 2022, em Pernambuco.

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, revelou que o Destino Anfitrião da edição de 50 anos da ABAV Expo será o Rio de Janeiro. O evento, organizado e realizado pela ABAV Nacional, acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro de 2023, no Riocentro, tendo como Entidade Anfitriã a Fecomércio e a Riotur como Co-Anfitrião.

Resenha com Elas

Na foto: Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da LATAM; Milu Megale, Secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco; Tania Neres, Gerente Comercial Bahiatravel Operadora; Oreni Braga, Diretora de Turismo do ManausCult; Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional; Pâmela Alves, Secretária de Turismo e Lazer do Recife; Vanessa Leal, Presidente Anseditur, Tatiana Turra, Presidente Instituto Municipal de Turismo – Curitiba

Com a mensagem “Devemos todos ser feministas” estampada nas camisetas, um time de mulheres líderes do turismo participou de um bate-papo com a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, no segundo dia de atividades da Vila do Saber.

Durante o painel “Resenha com elas” deram seus depoimentos sobre como abriram caminhos, incluindo a própria Nassar, primeira mulher a ocupar o cargo de presidência da ABAV Nacional. “Quis trazer mulheres na liderança para mostrar como chegaram até aqui. Que não é fácil, mas é possível”, defendeu.

A Diretora de Turismo da ManausCult, Oreni Braga, destacou a presença feminina na própria ABAV Expo. “Tempos atrás seria uma plateia só de homens. É preciso ir pra cima e conquistar espaços.”

A Diretora de Vendas e Marketing da LATAM, Aline Mafra, relatou que foi a primeira mulher em quatro posições de liderança da empresa, inclusive a atual. “As mulheres precisam de uma validação para ocupar esses cargos, com comentários do tipo ‘ela é brava'”.

“É preciso mudar essa configuração de mente machista que às vezes influencia também as mulheres”, declarou a gerente comercial da Bahiatravel Operadora e Colaboradora do Coletivo ao Afroturismo, Tania Neres.

A Secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, comentou que antes as principais pastas na cidade eram ocupadas por homens e hoje é o inverso.  “Mas as lideranças são transitórias e enquanto estamos líderes devemos abrir espaço para outras mulheres”, completou a presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e secretária de Turismo de Pirenópolis (GO), Vanessa Leal.

“A gente tem que compartilhar essa liderança com outras mulheres. Minha equipe é feminina”, contou a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale. Ela também defendeu que a maternidade não é impeditivo para a liderança.

“É momento de nos fortalecer. Acredito muito no poder da educação. Por isso, nossa Escola de Turismo conta com vários cursos voltados para as mulheres”, contou a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

“É preciso a gente entender que o feminismo não é uma oposição aos homens. Mas dar a mesma oportunidade a mulheres”, concluiu a analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clevia Guerreiro.

Vai Turismo

Com o objetivo de formular propostas de políticas públicas de forma participativa, considerando características regionais, a fim de entregá-las aos candidatos do poder executivo das eleições estaduais e federal em 2022, o movimento “Vai Turismo” é uma oportunidade de integrar e conectar iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos brasileiros.

Com a apresentação da especialista na área de Planejamento Estratégico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcia Cristina Alves, podemos evidenciar algumas das vantagens que o País ganha com mais turismo de qualidade, através do investimento em infraestrutura turística e a criação e ampliação de oportunidades, como eventos, parcerias comerciais e de serviços, além da geração de empregos e de renda em diversos níveis de qualificação, com impacto social imediato, especialmente nos grupos de mulheres e jovens.

Com o reconhecimento estratégico do turismo, é possível entender que o produto turístico, ou seja, o conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios precisa caminhar junto da oferta turística, os bens e serviços postos efetivamente no mercado.

A CNC tem a meta de ampliar e potencializar o movimento “Vai Turismo” para as regiões turísticas, bem como identificar e reconhecer boas práticas que estimulem o desenvolvimento do Brasil por meio do turismo sustentável.

Descubra o Canadá

Na Vila do Saber, o Canadá foi apresentado de uma forma diferente com a opção de explorar o país viajando de trem ou Motorhome. “É um destino que depende muito do trade para vender porque ainda é desconhecido dos brasileiros”, afirmou a CEO da @Vertebratta, Sheila Nassar.

“Para dirigir um motorhome não precisa de habilitação especial. A categoria B já serve”, explicou o diretor LATAM Cruise America, Eduardo Genekian.

Para que os agentes possam ter uma ideia de como seria essa viagem, um motorhome está aberto à visitação no pavilhão do Centro de Convenções durante a ABAV Expo. Para quem prefere o trem, é possível viajar da costa leste a oeste, inclusive no inverno, segundo mostrou o diretor de Marketing e Produtos Personal Brasil Tour Operator, Pedro Falcon.

KISSIMMEE

A capital mundial das casas de férias foi apresentada pela gerente de Marketing da Experience Kissimmee, Ana Flavia Medina, na Vila do Saber. Essa região da Flórida, nos Estados Unidos, fica muito próxima dos parques temáticos e ganhou a vocação devido a uma legislação de Orlando que proíbe o aluguel de casas de temporada para turistas.

Dessa forma, Kissimmee se tornou uma opção para quem não deseja se hospedar em hotéis, especialmente grupos familiares de longa estadia. O lugar conta com mais de 50 mil casas de férias, incluindo imóveis de até 15 quartos. Além da proximidade dos parques temáticos, o destino oferece atrações próprias, como o bairro Celebration e um jantar temático Medieval Times. “Outra informação relevante para quem faz turismo de compras é que os americanos compram em Kissimmee, onde as lojas costumam ser mais vazias, abastecidas e até com melhores preços”, contou Medina.

Mundo da Magia

O gerente sênior de Vendas, Luiz Araújo, e a gerente de Soluções do Cliente, Deborah Baldin, apresentaram, na Vila do Saber, as novidades do Disney Destinations – O mundo da magia. Os parques Epcot e Magic Kingdom estão com novas atrações e shows de fogos previstos para a primavera americana de 2023, com a nova montanha russa Tron Lightcycle Run, que já faz sucesso na Disney Shanghai e mudanças no show de fogos a partir de maio de 2023. No Disney Springs, novas atrações estão previstas como o Circo du Soleil e o VR do Star Wars.

Com dicas para otimizar a experiência do turista, os agentes de viagens que participaram da capacitação ficaram por dentro dos ingressos mais vendidos – Park Hopper, que dá acesso a todos os parques (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom), além de poder adicionar ou não, os parques aquáticos. Ainda durante o painel, foi demonstrada a importância dos profissionais estarem atentos às datas comemorativas do calendário americano e ao deslocamento entre os parques para otimizar a experiência do cliente.

Love Noronha

O coordenador de Membros da IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBTQ+, Clovis Casemiro, apresentou o turismo LGBTQIAP+, os destinos mais procurados e que melhor atendem o público durante capacitação na Vila do Saber, na Sala Recife. Foram citados exemplos desde a praia de Pipa (RN), passando por Porto Alegre, até chegar do outro lado do mundo, em Osaka, no Japão.

O trabalho de divulgação, marketing, equipe e funcionários de todo o trade turístico deve se voltar para a forma de captar esses clientes, com representatividade e respeito. Além dos destinos, receberam destaque a Parada do Orgulho de São Paulo e o Love Noronha, que alinha turismo e ecologia. Com quatro dias de festival, sempre em agosto, o Love Noronha é realizado há dez anos, um evento bem recebido pelos ilhéus e por todo o trade turístico.

Os turistas são recebidos no aeroporto de Noronha com um guia turístico contendo todas as recomendações e orientações ecológicas da ilha, além de atrativos do circuito gastronômico e opções de passeios. “É que queremos apresentar, não só a festa, mas como comer bem, passear, fazer uma viagem com segurança garantida, um turismo completo”, afirma a produtora e realizadora do Projeto Love Noronha, Maria do Céu.

Além disso, são realizadas ações de sustentabilidade com recolhimento de lixo oceânico na praia do Atalaia com a participação da equipe do evento e voluntários.

Afroturismo

Na Vila do Saber, o Afroturismo foi destaque da capacitação sobre hospitalidade e diversidade, mostrando como o mercado vem crescendo de forma promissora, no dia 22. A consultora de viagens Tânia Neres destacou a essência do nicho “É preciso mostrar o viajante negro e é preciso praticar o respeito”. Já o CEO da Diáspora Negra, Carlos Humberto, ressaltou a importância de estimular os negros a assumir posições de destaque no turismo como, por exemplo, gestores e agentes de viagens. O painel ilustrou o que é necessário para atrair os viajantes, vendendo não só o lugar, mas as narrativas e vivências das pessoas que ali estão inseridas.

Turismo Étnico

Na sala Garanhuns, na Vila do Saber, o Sebrae trouxe a perspectiva do turismo étnico e a experiência sustentável realizada em Roraima, tanto pelo Estado, quanto pela iniciativa privada.

Com a mediação da analista do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, a sócia proprietária da Roraima Adventures, Lena Matos, a gestora de Turismo Sebrae RR, Delma Andrade, chefe de Divisão de Turismo Municipal em Normandia RR, Enoque Raposo, e a diretora Municipal de Turismo do Município de Pacaraima – RR, Karynna Macuxi, trouxeram para a capacitação informações importantes sobre o turismo no território indígena e como essa experiência tem sido um resgate cultural para a população.

As estratégias de posicionamento no mercado adotadas pela Roraima Adventures incluem a busca por parcerias, a participação em feiras e eventos, a promoção de mídias espontâneas, a qualificação dos produtos, a segurança operacional e um turismo de base comunitária. “A gente vende experiências para encantar o cliente com o que temos de mais incrível. Vocês tem que viver essa experiência em Roraima”, afirma Lena.

O plano de visitação turística considera a legislação indigenista e é elaborado em parceria com as instituições de ensino federal e estadual, além dos institutos técnicos. “Depois de conversar com o líder da comunidade, os que querem trabalhar com o turismo passam por etapas de reunião, minicursos, oficinas e visitas técnicas, com introdução ao turismo, noções básicas de primeiros socorros, cursos de artesanato, entre outros”, ensina Enoque.

O trabalho do Sebrae foca na gestão do negócio. “A comunidade tem que estar pronta para que seja um negócio viável e o Sebrae entra para garantir isso, que eles saibam precificar os serviços justamente, apesar de ser a vivência deles, é um negócio”, sinaliza Delma Andrade.

Novos voos da Azul

A Azul anunciou, no primeiro dia da ABAV Expo, os novos voos previstos para novembro deste ano e para o Carnaval em 2023. Segundo o diretor de Relações Institucionais, Fábio Campos, a partir de 20 de novembro será inaugurado o primeiro voo direto do Recife para Montevidéu, no Uruguai, com um voo semanal e, a partir de 20 de dezembro, expandindo para dois voos semanais. Próximo ao Carnaval 2023 começam dois voos semanais para Flórida, a decidir a cidade destino, entre Orlando e Fort Lauderdale. Em julho, a companhia adicionará três novas frequência, saltando de dois para cinco voos por semana.  

IRRF

Fruto de uma luta constante da ABAV Nacional, da BRAZTOA e da CLIA, foi publicada a Medida Provisória 1.138 para regular a alíquota nos casos da tributação do imposto de renda quando de remessas de valores para pagamentos de serviços turísticos no exterior nesta quinta-feira (22). Segundo a MP, a partir de 1 de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024 a alíquota para o mencionado IRRF (imposto de renda retido na fonte para tais remessas) passa a ser de 6% ! Frente à alíquota de 25% atual, a MP entrega um resultado que traz novamente cenário de competitividade para o turismo nacional.

A mesma MP já deixa expresso que para o ano de 2025 a alíquota do mencionado imposto será de 7%, para 2026 de 8% e para 2027 de 9%. A norma em questão está  publicada e vigente desde já, mas deixa claro que seus efeitos se iniciam a partir de 1 de janeiro de 2023, o que já permite ao mercado se organizar e planejar suas negociações e pagamentos para se beneficiar da nova alíquota. 

Comitê de Inteligência

Durante reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur) realizada no Cais do Sertão antes do início do segundo dia de atividades da ABAV Expo, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, sugeriu a criação de um Comitê de Inteligência envolvendo a entidade e os representantes do Fórum para desenhar a próxima feira a partir de reuniões online mensais, estabelecendo um canal permanente de diálogo entre os agentes de viagens e os Estados de forma mais próxima, além de contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para fomentar o turismo doméstico.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 70% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a Vila do Saber. Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Redes Sociais & Newsletter

A ABAV Nacional está presente no InstagramTwitterYouTubeFacebookLinkedIn e TikTok e usa as #abavnacional #abavexpo.

Enviado por ABAV Nacional

www.abav.com.br

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.