O Paraguai , um lugar a ser descoberto pelos brasileiros

Salto Monday
Salto Monday

 

O Paraguai, muito famoso pelo turismo de compras pela Cidade Del Este pelos brasileiros, tem muito mais do que compras. Um destino ímpar, que vale a pena chegar e fazer um city tour para descobrir que o Paraguai, ainda pouco explorado pelos brasileiros, mas que a partir de agora começou a ser  uma prioridade para o governo paraguaio investir em seu turismo, em sua qualidade de vida, seus atrativos e apresentar para o mundo e principalmente para os brasileiros, que aos poucos vão descobrindo que o Paraguai tem muito mais a oferecer. Um dos lugares lindos é o Salto Monday, com sua queda d´agua, com seu belo parque .

Localizado no coração da América do Sul, o país conta com numerosos atrativos naturais e a hospitalidade do seu povo. Sua capital, Assunção, surpreende com suas atividades culturais, artísticas e musicais de nível internacional. Além disso, nos últimos tempos a cidade teve um crescimento considerável no quesito hotelaria, tanto em quantidade como em qualidade: é possível encontrar ofertas para todos os gostos e orçamentos.

Para iniciar um descanso top em Assunção, sugerimos o Resort Yacht & Golf Club Paraguay a somente 15 minutos da cidade, localizado em meio a 200 hectares de exuberante vegetação, dentro do club country Parques del Yacht e Golf. A beira do Rio Paraguai, entre suas instalações estão: praia privada, piscina, seis restaurantes, três bares, campo de golfe de 18 buracos, diversas embarcações para praticar esportes aquáticos, Fitness Spa, quadras de tênis e kids club. Seu campo de golfe foi sede de importantes torneios. 9 buracos estão nas margens do Rio Paraguai e os outros 9, rodeados de belíssimas residências e maravilhosos jardins.

Na Villa Morra, perto do novo centro comercial e financeiro de Assunção, está localizado o Hotel Boutique La Missión. Cada uma de seus 36 apartamentos está decorado de uma forma requintada; oferece cozinhas totalmente equipadas, minibar y una vista privilegiada da cidade. O restaurante Paraquaria deleita os hóspedes com pratos internacionais e receitas típicas do país. No “Mi terruño”, bar situado no lobby do hotel, é possível degustar petiscos, sucos e drinks.

Enquanto isso, o Villa Morra Suítes, também um hotel boutique de grande conforto e ótimo nível e que conserva na sua arquitetura os detalhes das grandes casas que caracterizam o bairro, oferece 30 suítes de diferentes categorias e serviços. As áreas comuns a disposição dos hóspedes vão desde o pátio inglês até a piscina, jacuzzi, business center, academia e lobby. Seu restaurante La Cava se destaca pela cozinha internacional.

Agora, eleito pela Revista Latin Trade como o melhor hotel para executivos, o Granados Park Hotel é uma atrativa alternativa cinco estrelas, já que seus excelentes serviços de luxo e comodidade, fazem com que seus hóspedes

vivam uma memorável experiência. Os hóspedes poderão desfrutar da piscina, da academia, sauna, massagens e jacuzzi.

Vale mencionar que há variadas opções e categorias em todas as zonas de Assunção, sejam Turista, Superior ou Aparts Hotéis.

Gastronomia

No Paraguai, é possível encontrar todo tipo de restaurantes. Com a mais ampla cozinha internacional, churrascarias e também aqueles que servem as melhores comidas típicas do país.

A gastronomia paraguaia é baseada em produtos frescos. Rica e variada, entre seus pratos se destacam el locro (carne e milho); a sopa paraguaia (uma bolo salgado, com queijo e cebolas); o borí-borí (bolinhas feitas de farinha de milho, servidos numa sopa de galinha); o puchero (carne e verduras), e entre as sobremesas, recomendamos o Mbaipy he (deliciosa mistura de milho e leite); o arroz com leite; a mazamorra (a base de milho) e o doce de goiaba. Das bebidas, os vinhos são a principal opção, além da chicha, o caldo de cana de açúcar e chás como o mate e o tereré. Podem escolher também restaurantes com jantar show. Neles, músicos ao vivo interpretam em suas harpas las guaranias mais românticas do país.

Excursões

São muitos os passeios do Paraguai. É possível escolher entre visitar o centro de Assunção e seus edifícios e mansões históricas para conhecer algo da história do país, como a Igreja da Encarnação ou o Panteón Nacional dos Heróis (versão de Les Invalides, em Paris); o Palácio de López (de interessante arquitetura), a Catedral e a Casa da Independência e as Missões Jesuíticas.

Agora, se o que você gosta é de navegar, o Cruzeiro Paraguai te oferece alojamento em confortáveis camarotes com decoração de estilo e itinerários propostos até o Chaco e o Pantanal – que se oferecem em todo o seu esplendor com sua variada flora e fauna, e não faltam comunidades indígenas durante a caminhada.

Outra opção é chegar a represa Itaipu, a represa hidroelétrica maior do mundo. Ali, é possível ver um vídeo informativo e visitar suas imponentes instalações; perto está a Ciudad del Este, a cidade shopping por excelência que, em 1996, foi reconhecida como o terceiro centro comercial mundial, atrás de Miami e Hong Kong, pela revista Forbes dos Estados Unidos.

Também é possível fazer turismo rural e turismo aventura no país. As estâncias como La Quinta, oferecem alojamento em cabines individuais, cozinha

artesanal e suas instalações oferecem spa, amplo parque, piscina e churrasco, além da possibilidade de praticar de equitação.

Durante o dia também é possível chegar na Ecoreserva Mbatoví: cuja tirolesa de 100 metros de largura por 40 metros de altura te espera; também há pontes e estradas suspensas e uma parede rochosa natural a uma considerável altura para fazer rapel. Outra opção, é fazer trekking nas Serranias de Ybyturuzu, subir até o cume do Cerro 3 Kandú, caminhar pelo Parque Nacional Ybycui ou pela Reserva Natural do Bosque Mbaracayu.

Caminho franciscano

Os passeios “Pyporé, La huella franciscana” são curtos, excelentes para aqueles que desejam conhecer algumas das atrações turísticas que oferece o território do Caminho Franciscano. As diferentes propostas permitem desfrutar o melhor da cultura e da natureza do Paraguai nos arredores de Assunção; a beleza da arte barroca franciscana guarani; a experiência do tecido ñandutí e das moldagens de barro; as delicias da melhor gastronomia; o encanto da música do Paraguai, e a hospitalidade dos moradores locais.

“Yaguarón, maravilha da arte barroca franciscana-guarani” se denomina um dos pacotes. Um dos atrativos mais fortes é a visita guiada ao templo de San Buenaventura de Yaguarón construído no século XVIII – uma obra que emociona pela magnitude dos indígenas escultores e pintores que, sob o comando de instrutores europeus, foram capazes de capturar o espírito de um paraíso. Uma singular e emotiva experiência constitui o “Passeio de Música e Luzes” que predispõe o visitante a compreender em sua plenitude a beleza magnífica que engloba o templo. Antes de continuar, a proposta inclui uma parada no Comedor Tía Ana, onde se desfrutam de deliciosos petiscos tradicionais como o Py´ajoko (tentempié). Já em Itauguá, se visita um rancho de tecelãs – oficina de artesanato de Ñandutí, para observar o processo deste tradicional tecido. Logo, o passeio permite desfrutar o tranquilo encanto da cidade de Areguá, e um almoço típico paraguaio preparado por mãos talentosas na Cozinha Ymá de Ña Úrsula. A visita a uma oficina de ceramistas permite ao visitante colocar suas mãos em ação para dar forma a suas próprias criações de barro. Os traslados se realizam em modernos ônibus com ai condicionado, com guias especialmente treinados

Para os amantes da natureza que gostam de aventura, a proposta PYPORE se denomina “Mbatovi, natureza plena e relax total”. Este passeio está centrado em três lugares imperdíveis: a Frutaria Paraguarí, a Eco-reserva Mbatoví e o complexo de turismo rural La Quinta, em Piribebuy.

Por último, o passeio chamado Circuito de Oro PYPORÉ, permite desfrutar de um fascinante circuito tradicional, mas com foco vivencial e de qualidade que caracteriza a marca PYPORÉ, e que consiste em uma combinação de algumas das atividades dos passeios anteriores, incluindo uma vista a San Bernardino para conhecer o legendário Lago Ypacaraí.

Já de volta à ssunção, uma parada na cidade de Areguá, permite apreciar uma completa mostra de cerâmica popular no Centro Cultural do Lago e desfrutar a

degustação de sabores do Paraguai na Cozinha Ymá de Ña Úrsula, encontrando o anoitecer com a chegada à Assunção

Acesse: www.pypore.com.py / www.paraguay.travel

Sobre a MKTNETWORK

A MKTNETWORK é uma empresa composta por uma extensa equipe de profissionais com vasta experiência na execução de estratégias de comunicação por meio de sua rede de escritórios nos principais mercados da América Latina. Especialista em marketing integrado, proporcionando um resultado de comunicação 360. A MKTNETWORK nasceu em 2002 e, em sua trajetória, desenvolveu estratégias locais e regionais bem sucedidas de diferentes produtos e serviços, com a visão de um mercado global de Publicidade. Realiza projetos para empresas, instituições e governos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

One thought to “O Paraguai , um lugar a ser descoberto pelos brasileiros”

  1. Moro em Foz e sempre vou viajar de carro e passear nos pontos turísticos da Argentina, mas do Paraguai eu sempre quero ir e não vamos por causa do medo da polícia “caminera” que fica na estrada parando motoristas com placa brasileira e cobrando multas e retendo documentos. Adoro o Paraguai e sei que tem lugares lindíssimos, mas enquanto isso acontecer o turismo ficará prejudicado.
    Parabéns pela reportagem. Parabéns e sucesso ao Paraguai. um dia irei conhecer suas belezas.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.