O papel da fotografia na divulgação dos destinos turísticos

 


Amazônia e Pantanal ilustram exposição do fotógrafo Sebastião Salgado que chega a Brasília

O primeiro contato do viajante com o destino turístico quase sempre acontece por meio da fotografia. Seja ela digital ou impressa, em guias de papel ou nas redes sociais eletrônicas, as imagens aproximam o turista do local que deseja visitar. Ela, a fotografia, é mais do que o insumo básico para decidir o próximo roteiro. Ela é, também, responsável pela divulgação dos destinos turísticos.

A lista de fotógrafos que retrataram o país é imensa. Brasileiros e estrangeiros, com foco nas cidades e na natureza, contribuem para divulgar o país através do objeto captado por suas lentes. Entre eles, destacam-se Araquém Alcântara, de Florianópolis (SC), Luciano Candisani, de Ilha Bela (SP) e Sebastião Salgado, de Aimorés (MG). Salgado, um dos mais renomados fotógrafos brasileiros, é a estrela de uma exposição que começou ontem no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Genesis, como é chamada, é resultado das andanças de Salgado por montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais de todo o mundo entre 2004 e 2011.

“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, diz o texto que recebe os visitantes à entrada da mostra de 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas.

No Brasil, as lentes de Sebastião Salgado focaram a Amazônia e o Pantanal. “A enorme floresta tropical, vista do céu, é cortada pelo rio Amazonas e seus afluentes – e o desenho lembra uma gigantesca árvore da vida, com braços e mãos se estendendo do coração do Brasil em direção aos países vizinhos”, relata o material promocional da mostra. A seção brasileira destaca também a vida selvagem no Pantanal mato-grossense e tribos indígenas que habitam a região.

Desde 2004 Salgado viaja a diferentes regiões remotas do planeta, colhendo imagens em preto e branco. O material colhido resultou na mostra Genesis, cuja abertura mundial aconteceu no National History Museum de Londres, no ano passado. No Brasil, a exposição percorreu o Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Recentemente o fotógrafo russo Murad Osmann produziu imagens de Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR) para as redes sociais da Embratur, uma autarquia do Ministério do Turismo.

Rolar para cima