O Lab Colaborativo de Inovação e Soluções Sustentáveis para o Semiárido, em desenvolvimento pelo Centro Brasil no Clima

 

O Lab Colaborativo de Inovação e Soluções Sustentáveis para o Semiárido, em desenvolvimento pelo Centro Brasil no Clima (CBC), realiza nesta sexta (4/2) oficina virtual com especialistas de diversos setores sobre soluções para questões socioambientais no desenvolvimento das fontes solar e eólica. A Oficina visa formular políticas públicas inovadoras, interconectando as dimensões socioeducacionais, tecnológicas, ambientais e econômicas, visando aproveitar as grandes oportunidades do crescimento das energias eólica e solar no interior. 

Estima-se que até 2038 sejam criados um milhão de novos postos de trabalho no setor eólico e 500 mil no solar no Nordeste. A participação feminina é da ordem de 20% no setor eólico e em torno de 32% no setor solar. As informações são da GIZ, instituto internacional que apoia projetos e ações de combate às mudanças climáticas no Brasil.

Entre as ideias na pauta do encontro, coordenado pelo ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, está a criação de Cooperativas de Créditos de Carbono, que podem atrair recursos para ações na Caatinga e gerar renda para pequenos produtores rurais. O Lab já avança na criação da primeira cooperativa desta emergente economia verde, na região do Rio São Francisco localizada nas divisas de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

HIDROSINERGIA – projeto realizado pelo Centro Brasil no Clima em parceria com o Instituto Clima e Sociedade para mapear limites e pensar soluções integrando três eixos fundamentais: regeneração ambiental, inclusão social e gestão democrática dos Limites de forma harmônica, sem causar colapsos, nem desemprego.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.