O Festival Colorido da Amazônia no Brasil regressa após dois anos de pandemia

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo celebra o regresso do Festival Folclórico de Paritins e convida os portugueses a experienciarem algo inesquecível.

 

  – O Festival Folclórico de Paritins regressa ao Brasil após dois anos de pausa devido à pandemia. Localizado no município brasileiro de Paritins, no interior do Estado do Amazonas, o festival é reconhecido como Património Cultural do Brasil. Milhares de turistas deslocam-se à cidade para assistir ao festival cinquentenário. Por ocasião do Festival Folclórico de Paritins, que se celebra na última sexta-feira do mês de junho, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, convida os portugueses a conhecerem o festival.

 

Com carros alegóricos, multidões entusiastas e fantasias extravagantes, o Festival Folclórico de Parintins está de volta dois anos depois para colorir novamente a Amazónia. Para felicidade dos residentes e visitantes, o evento estará de volta em 2022, nos dias 24, 25 e 26 de Junho.

 

O festival, batizado com o nome da cidade onde se realiza, a ilha de Parintins, nas margens do rio Amazonas, a 370 quilómetros de Manaus,  tem uma rivalidade histórica no seu centro. Esta rivalidade é representada pelo Boi Caprichoso, de cor azul e pelo Boi Garantido, de cor vermelha. Durante os três dias do festival, os bois competem uns com os outros, através de estacas que exaltam a cultura indígena, nativa e ribeirinha.

 

O Festival Folclórico de Parintins é considerado mais do que um espetáculo. É um conjunto de criatividade, amor e paixão pela arte e pela cultura popular. Tem uma forte presença da cultura indígena e da mitologia e incorpora a história, crenças e lendas, ritos, e especialmente a arte. O Festival Folclórico de Parintins encanta tanto pela beleza do espetáculo oferecido pelos bois Garantido e Caprichoso como pelas produções artísticas dos artesãos da região. Herdeiro de uma tradição milenar que remonta aos Sapupés, Mundurucus, Paravianas, Uapixanas, Tupinambás e Parintintins nativos, que eram os habitantes primitivos da região, o artesanato de Parintins é um retrato multicolorido da Amazónia.

 

signature_2000858394
signature_1427477106
signature_1729387633

  

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.