O programa Porto Alegre Turismo Criativo, criado pela Secretaria Municipal de Turismo de forma pioneira no país, será tema do painel Projetos Criativos para o Turismo que abrirá, na próxima quinta-feira, 18, em Alta Floresta, cidade da região norte de Mato Grosso, o II Seminário Turismo – Um Bom Negócio. A apresentação será feita pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que sob o título Turismo Criativo – Uma Capital para ser Vivenciada, abordará a experiência de Porto Alegre na estruturação, de forma pioneira no país, do novo segmento que integrou ao setor profissionais de diversas áreas, artesãos e artistas locais para ofertar ao turista oficinas de aprendizagem e de vivência com conteúdos próprios da cultura da cidade.
O seminário é uma realização da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Sebrae/MT, prefeitura de Alta Floresta e Instituto Marca Brasil e faz parte do Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo da hidrelétrica. A proposta é disseminar informações sobre o setor, propor ações de estruturação de produtos e operacionalização turística, além de mostrar experiências de sucesso de outras cidades.
À convite do Núcleo de Turismo do Sistema Fecomércio de Minas Gerais, Moraes participará, dias 22 e 23 deste mês, da programação da 2ª Semana do Turismo organizada pela entidade abordando como com tema central a Economia Criativa e suas múltiplas possibilidades. Além da abertura, que terá entre os palestrantes convidados o subsecretário de economia criativa de Buenos Aires, Enrique Avogrado, Moraes fará parte de mesa redonda que tratará da Economia Criativa no âmbito do Turismo com a participação da Superintendente de Gastronomia da Secretaria de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Marina Simião, e da diretora da rede internacional Creative Tourism Network, Caroline Couret.