Número de vistos concedidos pelo Brasil a estrangeiros mais do que dobra em junho de 2022

Crescimento é mais um sinal da plena recuperação do turismo em 2022 e vai ao encontro das ações da Embratur de promover os destinos e produtos brasileiros mundo afora, despertando o interesse pelo país O interesse do estrangeiro em visitar o Brasil cresceu nos últimos meses e é mais um sinal da plena recuperação do turismo em 2022. Para se ter uma ideia da busca pelo país, o número de vistos concedidos em junho mais do que dobrou em relação ao mesmo mês de 2021: 8.752 contra 3.914. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores e divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra.
 

O ranking de países com mais vistos concedidos pelo Brasil tem como top-10 as seguintes nações: Angola, (1.606), China (794), Índia (716), Estados Unidos (465), Cuba (432), Afeganistão (406), Haiti (353), França (196), Alemanha (191) e Egito (142). O número também é superior ao apresentado em maio de 2022, quando 7.865 vistos foram concedidos.
 

Vale ressaltar que os países do Mercosul não precisam de visto para entrar no Brasil. Em 2019, também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país — atualmente, 101 nações não têm a necessidade de visto para visitar o Brasil.
 

Já os líderes da lista de permissões concedidas em junho, com exceção dos Estados Unidos, têm de cumprir a exigência. Os EUA aparecem na lista porque a dispensa de visto ocorre apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.
 

“Ampliar o interesse do viajante internacional pelo Brasil é um dos papéis da Embratur e estamos empenhados nisso. Colocamos em prática uma extensa agenda de ações no segundo semestre e temos certeza que elas serão decisivas para aumentar ainda mais o número de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
 

Com o apoio do Sebrae, a Embratur marcará presença em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona, além de promover cinco roadshows pela Europa, em Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa. Também irá realizar press trips com jornalistas e influenciadores de Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai e Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai.

Estão previstas ainda duas campanhas publicitárias para os mercados europeu e latino-americano. As peças de divulgação são um convite a conhecer os destinos incríveis disponíveis no Brasil.
 

Retomada em alta
 

O número de chegadas de voos internacionais ao Brasil também demonstra que o turista estrangeiro está retornando ao país. Somente em agosto, foram 4.003 desembarques, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada em 2019 — o maior já registrado desde o início da pandemia. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.
 

A recuperação do turismo brasileiro também foi apontado no relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC). De acordo com o estudo, o Brasil subiu duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo em 2021. Na lista, o país aparece na 11ª posição (em 2019, estava na 13ª colocação).
 

Ainda conforme o levantamento, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados. Aproximadamente US$ 103,5 bilhões — 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021 — foram resultantes do território brasileiro.
 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.