• O MSC Virtuosa e o MSC Seashore serão equipados com tecnologias de ponta que minimizam o impacto ambiental
• O MSC World Europa, movido a GNL, junta-se à frota em 2022 e, em 2021, serão iniciados os trabalhos em um segundo navio também movido a GNL
• A MSC Cruzeiros se junta ao CHEK Consortium, apoiado pela União Europeia, para promover o transporte marítimo de baixo carbono, combinando tecnologias de energia e design inovador de navios
Dois novos navios da MSC Cruzeiros entrarão em serviço em 2021, o MSC Virtuosa e o MSC Seashore, os mais recentes navios a serem entregues como parte do programa de longo prazo de novas construções da Companhia. Como todo navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, esses navios estão sendo equipados com uma ampla variedade de tecnologias e equipamentos ambientais de última geração que minimizarão seus impactos.
Ambos os navios contarão com sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de ponta, alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%. Seus sistemas de tratamento de águas residuais foram projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional e alcançam padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra. Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, eles também serão equipados com energia “shore-to-ship”, permitindo que se conectem às redes de energia locais enquanto estão atracados nos portos onde esta infraestrutura está disponível.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse: “Nosso objetivo de longo prazo é atingir uma operação de impacto zero e esta é a jornada em que estamos hoje. Enquanto trabalhamos com nossos parceiros para identificar novas tecnologias que nos levarão mais perto desse objetivo com cada novo navio que construímos e colocamos em serviço, continuamos a equipar nossos navios com as tecnologias mais recentes e eficazes do mercado.”
Paralelamente, a MSC Cruzeiros anunciou que está fazendo parcerias com vários líderes da indústria em um projeto de pesquisa que promove o transporte marítimo de baixo carbono, combinando tecnologias de energia progressiva e design de navio inovador. Liderado pela Universidade de Vaasa, o CHEK Consortium (deCarbonising sHipping by enabling Key Technology symbiosis on real vessels concept designs project) envolve, além da MSC Cruzeiros, a World Maritime University, Wärtsilä, Cargill, Lloyds Register, Silverstream Technologies, Hasytec, Deltamarin, Climeon e BAR Technologies.
Pierfrancesco Vago disse: “Estamos muito satisfeitos em sermos parceiros de outros líderes da indústria em seus campos de atuação para, juntos, pesquisar e desenvolver novas soluções que irão apoiar o caminho para a descarbonização do transporte marítimo. Este é outro exemplo de nosso compromisso com o desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais da próxima geração. ”
O consórcio está prestes a receber financiamento significativo do Horizon 2020 – o programa da União Europeia para pesquisa e inovação. O projeto procurará demonstrar os benefícios sinérgicos de tecnologias inovadoras, incluindo propulsão de hidrogênio, anti-incrustante por ultrassom , lubrificação a ar do casco, sistemas de conversão de resíduos em energia e software de otimização digital, totalmente integrados para maximizar a eficiência em todos os aspectos da operação do navio. Os resultados serão amplamente divulgados para apoiar o aprimoramento da competência em toda a indústria.
Olhando para o futuro, em 2022, o MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da Companhia, será entregue e, em 2021, os trabalhos começarão para um segundo navio movido a GNL, o quinto navio da classe Meraviglia.
O MSC World Europa estará entre os navios de cruzeiro mais avançados tecnologicamente do mundo, trazendo uma série de inovações ambientais para o mercado. O principal deles é um projeto de tecnologia de célula de combustível de óxido sólido movido a GNL de 50 quilowatts que oferece um potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% em comparação com um motor GNL convencional.
À medida que combustíveis sustentáveis não fósseis, como o bio GNL, tornam-se mais amplamente disponíveis, a MSC Cruzeiros prevê a sua implantação de forma ampla em seus navios movidos a GNL para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa.
Linden Coppell, Diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, disse: “Cada novo navio que se junta a nossa frota incorpora soluções para minimizar nossa pegada ambiental. O MSC Virtuosa e o MSC Seashore não serão exceção. Conforme novas tecnologias são identificadas, também trabalhamos para melhorar a frota existente, investigando oportunidades de modernização, incorporando novas medidas de redução de uso de energia, trabalhando extensivamente com especialistas da indústria e buscando combustíveis alternativos para atingir as ambiciosas metas de redução da intensidade de carbono da nossa indústria.”
Mais detalhes sobre as tecnologias ambientais a bordo do MSC Virtuosa e do MSC Seashore
Emissões atmosféricas: o MSC Virtuosa e o MSC Seashore apresentarão sistemas híbridos de limpeza de gases de escape. Essa tecnologia atinge uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx). Assim como o MSC Grandiosa, os navios também serão equipados com sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de ponta que reduzem as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%. Ambos os navios serão equipados com conectividade de energia “shore-to-ship”, permitindo que eles se conectem às redes de energia locais enquanto estiverem nos portos onde essa infraestrutura estiver disponível. Isso permite minimizar o uso dos motores nos portos, levando a uma redução substancial das emissões quando os navios estão próximos a áreas urbanas.
Águas residuais: Os navios apresentarão sistemas avançados de tratamento de águas residuais projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional, com padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra. Os sistemas de tratamento de água de lastro evitarão a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio dos descartes de água de lastro.
Proteção da vida marinha: Ambos os navios serão equipados com sistema de gerenciamento de minimização do ruído subaquático, com projetos de casco e de casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo seus potenciais efeitos na fauna marinha, principalmente em mamíferos marinhos nas águas circundantes.
Eficiência energética: todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética que ajudam a reduzir e otimizar o uso dos motores. Isso inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia, que redistribuem o calor e o frio para reduzir a demanda. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de economia de energia. Em parceria com os estaleiros, todas as novas construções são equipadas com sistemas remotos de monitoramento e análise de energia, permitindo suporte em tempo real em terra para otimizar a eficiência operacional a bordo.
Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a terceira maior marca de cruzeiros no mundo e líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e África do Sul, com maior participação de mercado, além da capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença também nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros faz parte do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima. A MSC Cruzeiros – a marca do segmento tradicional – possui uma frota moderna de 17 navios combinada com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios. A frota está projetada para aumentar para 23 navios até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo.
A prioridade número um da Empresa sempre foi a saúde e segurança de seus hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos que seus navios visitam. Em agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo protocolo abrangente e robusto de saúde e segurança para se tornar a primeira grande companhia a retornar ao mar.