NOVO MINISTRO DO TURISMO ATENTA À NECESSIDADE DE MAIS INVESTIMENTOS PARA A EMBRATUR

Marx Beltrão fez discurso em solenidade de transmissão de cargo e apoiou diversos pleitos do Instituto

Marco Lomanto, Gilson Lira, Marx Beltrão e Tufi Michreff Neto na transmissão de cargo para o novo ministro do Turismo

Após ser nomeado oficialmente como novo ministro do Turismo na manhã desta quarta-feira (5) pelo presidente Michel Temer, Marx Beltrão participou da solenidade de transmissão de cargo na sede do Ministério, e atentou à necessidade de mais investimento para a promoção do Brasil no exterior, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

“A parceria com a Embratur é de extrema importância para o Ministério e o orçamento para a promoção do País no exterior está muito aquém, se compararmos o Brasil a outros países da América do Sul. A nível de investimentos, deixamos a desejar e quero fortalecer a entidade, demonstrando a relevância do trabalho do Instituto para o crescimento do turismo brasileiro”, enfatizou o novo ministro.

Marx afirmou ainda que apoia diversos pleitos já defendidos pela Embratur, como a isenção de vistos de turismo e medidas que facilitem a chegada de estrangeiros no território brasileiro, assim como a liberação dos jogos de azar. O até então deputado federal pelo estado de Alagoas foi acompanhado pelo Secretário Executivo do Ministério, que assumiu interinamente a Pasta, Alberto Alves, e pelo deputado federal da Paraíba, Manoel Junior, na transmissão de cargo.

Alves agradeceu a equipe do Ministério e da Embratur, principalmente pelo trabalho exitoso realizado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “Estou muito grato pela oportunidade de realizar um trabalho tão proveitoso à frente do Ministério e participar do sucesso da Rio 2016. Sei que a equipe do turismo está pronta para receber o Marx e continuar com a tarefa de elevar o setor como prioridade de investimentos do País”, declarou. O deputado Manoel Junior enfatizou em seu discurso que o turismo é um potencial que será explorado no novo governo.

Para receber o novo ministro, estiveram presentes pela Embratur o presidente substituto, Tufi Michreff Neto, o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira, e o chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Presidência, Marco Lomanto. Tufi ratificou a expectativa de bom trabalho do ministro recém-empossado e reforçou a importância do desenvolvimento do setor.

“Percebemos no discurso do ministro Marx que ele caminha no mesmo sentido que nós e enxerga o enorme potencial do turismo brasileiro e a força do setor como uma porta para o desenvolvimento econômico do País. A Embratur espera que o trabalho com o Ministério continue rendendo bons frutos e, com a definição do cargo, tenhamos mais confiança e voz para avançarmos nas demandas do setor”, enfatizou o presidente substituto.

Beltrão completou a sua fala com a proposta de discutir o orçamento para o turismo no ano que vem, uma vez que em 2016, foi o 3º menor da história do Ministério. Além disso, registrou o desejo de dobrar o número de empregos diretos gerados pela cadeia do turismo – que hoje chega a 3,2 milhões – e de dialogar com o trade turístico para criar uma agenda positiva do setor para o Brasil.

“Quero fazer uma gestão eficiente, transparente e inovadora, trabalhando em parceria. Temos um lema em Cururipe que diz que ninguém é forte sozinho e com as nossas ações conjuntas, quem vai ganhar é a nação brasileira”, finalizou Beltrão.

Sobre o ministro

Marx Beltrão exercia mandato parlamentar na Câmara dos Deputados pelo estado de Alagoas desde 2015. O novo ministro é formado em Direito e iniciou a carreira política no município de Coruripe (AL), onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos: 2005-2008 e 2009-2012.