Nova rede social Clubhouse cresce 100 vezes e desbanca TikTok, segundo pesquisa da Conversion

 
  Levantamento da agência especialista em Search Engine Optimization (SEO) identifica grande crescimento nas buscas por Clubhouse em fevereiro e faz análise comparando-a a outras redes

Na última semana, um aplicativo virou o novo queridinho dos principais influenciadores no Brasil. Trata-se do Clubhouse, rede social que funciona como um podcast interativo. Dentro dele, cada pessoa pode abrir uma sala e conversar com outros “speakers” e espectadores também podem “levantar a mão” na expectativa de entrar na conversa.

A Conversion, agência especialista em Search Engine Optimization (SEO), realizou um levantamento analisando o comportamento do usuário nas buscas para entender o interesse pelo Clubhouse. Foi constatado que, neste início de fevereiro em comparação a setembro, 6 meses atrás e quando o aplicativo tinha apenas 3 meses de vida, as buscas pelo novo sistema já cresceram 100 vezes. O número considera uma projeção para todo o mês de fevereiro e poderá variar, para cima ou para baixo, na consolidação dos dados na virada do mês.



Fora do Brasil, o aplicativo também é sensação e, na mesma análise, mundialmente as buscas por Clubhouse cresceram na ordem de 11 vezes.No fim de semana, Clubhouse desbanca TikTok nas buscasAnalisando as buscas diárias por cada TikTok e Clubhouse, contatou-se que, a partir do último dia 3, começa o crescimento do novo queridinho que, no sábado, destronou o TikTok.
No final de semana, nomes como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Guilherme Benchimol participaram de ‘lives de voz’ no aplicativo. Esse movimento foi o suficiente para que, no sábado, o Clubhouse ultrapassasse o TikTok.



“O Clubhouse é o maior fenômeno dos últimos tempos e atraiu usuários pela sua estratégia de começar pelos perfis mais influentes da Internet e gerar escassez, já que só é possível entrar através de convites e o aplicativo só está disponível para iPhones”, avalia Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.Share of Search das principais redes sociais no PaísUsando a metodologia Share of Search, que é preditiva em relação à participação de mercado de cada uma das marcas, foram postas à prova as principais redes sociais. A análise foi realizada no período de 31 de janeiro a 7 de fevereiro e, nesse retrato mais ‘macro’, o Clubhouse ainda está atrás do TikTok. Facebook é a rede social líder.



“O Facebook é a principal rede dos brasileiros, mesmo que ele já não seja tão hype como os novatos TikTok e Clubhouse”, comenta Diego Ivo. “O que não podemos deixar de refletir é que, enquanto as redes sociais são movidas pela mudança, o mercado de buscas é dominado por um só player: o Google”, conclui Ivo.

Estudo pode ser baixado gratuitamente:

https://www.conversion.com.br/wp-content/uploads/2021/02/estudo-conversion-fenomeno-clubhouse.pdf 

 
Sobre a Conversion
Fundada em 2011 por Diego Ivo, a Conversion é a agência líder em SEO (Search Engine Optimization) no Brasil e conta com o maior time de profissionais especializados nesse segmento, com 60 colaboradores. Tem em sua carteira marcas como ViajaNet, Localiza, Lojas Marisa, Alelo, Gran Cursos Online e foi reconhecida em 2018 pelo prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.