Nova Diretora Executiva de Gás Natural do IBP

Sylvie D’Apote assume a partir de hoje, segunda-feira (03.05), a diretoria executiva de gás natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) no lugar de Luiz Costamilan. A executiva terá como desafios fortalecer e ampliar o debate com lideranças governamentais e a sociedade com foco na abertura do mercado nacional de gás.

Economista formada pela Universidade “La Sapienza”, na Itália, com mestrado em Tecnologia da Energia e do Meio Ambiente do Imperial College, na Inglaterra, Sylvie tem mais de 25 anos de experiência como consultora internacional na área de gás natural. Através dos seus contatos com todos os elos da cadeia do gás, tem acumulado profunda experiencia sobre assuntos regulatórios, dinâmicas de mercado, contratos de gás/GNL, monetização de reservas, e convergência entre os setores de gás e eletricidade.

É sócia-fundadora da consultoria Prysma E&T, no Rio de Janeiro, que dirigiu até a semana passada. Anteriormente atuou como sócia-diretora da Gas Energy e como Diretora de Gás para o Cone Sul da IHS-CERA. Antes de se mudar para o Brasil, em 2003, ela liderou o Programa para a América Latina na Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA), em Paris (França) e foi consultora com a empresa WEFA Energy, em Londres, UK.

“Sigo o compromisso do IBP de manter discussões abertas e transparentes sobre mercado em todas as suas dimensões agora que a Lei do Gás foi aprovada, temos que abordar o tema da transição para um mercado mais aberto e diversificado, há muitos assuntos regulatórios a serem tratados e acredito que o IBP pode contribuir muito nesta discussão”, destaca Sylvie.

Segundo a executiva, é necessário também ter uma visão social e reforçar os compromissos com todos os elos da cadeia nacional de gás. “Acredito que a abertura do mercado de gás trará muitos benefícios para o país, podendo gerar investimentos, empregos, renda e desenvolvimento regional”, ressaltou.

Abertura do mercado de gás

Luiz Costamilan deixa a diretoria executiva de gás natural após cinco anos. Esteve à frente de grandes conquistas para o setor, sendo a principal delas sua articulação e trabalho junto às autoridades, empresas e associações na discussão que culminou com a aprovação do projeto de lei que promove a abertura do mercado de gás natural, conhecida como PL do Gás (Lei 4.476/2020), aprovada pelo Congresso Nacional em março deste ano.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.