Nordeste ganha mais visibilidade na Europa

Artesanato capela - Gilvan
Artesanato capela – Gilvan

“Após os jogos da Copa o interesse pelo Nordeste cresceu na Europa”, afirmou Glauco Chris Fuzinatto, da Associação Europeia de Operadores de Turismo Especialistas em Brasil (Vbrata), responsável em convidar as operadoras internacionais para 24ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento começa nesta quinta-feira (28), as 9horas, no Centro de Eventos do Ceará (portão D) e prossegue até o dia com visitas técnicas aos destinos turísticos do Ceará

Segundo Glauco Fuzinatto os europeus tem interesse em novos produtos, como, lua de mel, cultura, gastronomia. “A CTI NE através da BNTM permite aos destinos do Nordeste mais visibilidade no mercado europeu, além de aproximar os fornecedores brasileiros dos operadores internacionais na rodada de negócios. Os estrangeiros buscam aventura, artesanato, gastronomia, e a BNTM dá oportunidade aos Europeus conhecer e vivenciar o Nordeste”, reforçou Glauco.

Nos dois de feira de 28 e 29, além da rodada de negócios acontecem os seminários sobre sobre ecoturismo, gastronomia, roteiros integrados, luxo, negócios, religioso e sol e mar. As apresentações culturais Orquestra Vienna, show musical Cainã Cavalcante DUO ELO – piano e violão, Maracatu Vozes da África, Show de mágica – GOLDINI, o mágico palhaço do Ceará e Orquestra Vienna vão mostrar a diversidade cultural do Nordeste.

Na gastronomia as broas de goma, água de coco Sococo, as cocadas de Alagoas e o bolo de rolo, Patrimônio Imaterial de Pernambuco serão os atrativos da feira. Já Maranhão promoverá a Mostra Gastronômica. Segundo secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o Governo do Estado quer diversificar os atrativos turísticos maranhenses, e para isso, prepara uma ação especial durante a BNTM.

Nos dois de feira de 28 e 29, além da rodada de negócios acontecem os seminários sobre sobre ecoturismo, gastronomia, roteiros integrados, luxo, negócios, religioso e sol e mar. As apresentações culturais Orquestra Vienna, show musical Cainã Cavalcante DUO ELO – piano e violão, Maracatu Vozes da África, Show de mágica – GOLDINI, o mágico palhaço do Ceará e Orquestra Vienna vão mostrar a diversidade cultural do Nordeste.

Na gastronomia as broas de goma, água de coco Sococo, as cocadas de Alagoas e o bolo de rolo, Patrimônio Imaterial de Pernambuco serão os atrativos da feira. Já Maranhão promoverá a Mostra Gastronômica. Segundo secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o Governo do Estado quer diversificar os atrativos turísticos maranhenses, e para isso, prepara uma ação especial durante a BNTM.

O cardápio maranhense será composto por casquinha de caranguejo com farofa de coco, arroz de cuxá com camarão seco, escondidinho de pescada com creme de abóbora, barquetes de beiju com carne de sol, creme de vatapá e camarão no coco com creme de cuxá. Para beber, os profissionais irão experimentar suco de cupuaçu, suco de cajá e o tradicional Guaraná Jesus.

Abertura da BNTM será as 9 horas no Centro de Eventos do Ceará BNTM, as 11 horas, acontece a coletiva de imprensa com a presidente da CTI/NE, Jeanine Pires, que vai apresentar os números do evento e a projeção de negócios da feira.

.

“Durante o encontro, além de treinamentos, capacitações, acontecem rodadas de negócios entre compradores e fornecedores. Nesta edição, o

Quem estiver fazendo negócios na BNTM,

INFORMAÇÕES SOBRE O DESTINO

Maranhão

Até hoje não se sabe ao certo o que a palavra significa. Mas basta tocar seus pés tocar a terra para ter a certeza de sua grandeza, seus encantos e sua energia. Uma mistura francesa, portuguesa, holandesa, indígena, africana, bem brasileira.

Um destino singular, onde mais se vê um deserto de areias brancas com milhares de lagoas cristalinas? Onde mais se pode apreciar o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal? Em que lugar das Américas existe um delta em mar aberto? Tudo isso e muito mais é o Maranhão.

Cenários naturais raros. Povo com raça, com graça, com fé. Patrimônio histórico, cultural e arquitetônico reconhecido pelo mundo pela UNESCO. Sabor e afeto. Descanso e diversão. As festas, a dança, o toque e os sotaques fazem parte da vida desse estado onde originalidade e tradição se misturam a uma culinária diversa.

O encontro da poesia com a natureza, do esporte com aventura, da fala com o sorriso, da fauna com a flora. Maranhão dos azulejos, dos seus casarões ao branco sem fim de suas dunas. Da batida dos seus tambores ao charme de sua arquitetura. Maranhão de lugares que, apelo menos uma vez na vida, merecem ser conhecidos, vividos e experimentados.

São Luis

O Centro Histórico de São Luis é cheio de charme com seus patrimônios tombados e casarões seculares, em sua maioria, revestidos de azulejos portugueses pintados à mão. É um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da América Latina. São mais de mil construções na área declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A Rua Portugal, o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, a Catedral da Sé, os palácios Episcopal, La Ravardiére e Cristo Rei, o Teatro Arthur Azevedo, entre muitos outros, emocionam a todos com sua história e riqueza.

São Luis e seus municípios vizinhos também oferecem diversas opções de passeios náuticos, além de proporcionarem condições ideias para a prática de esportes, principalmente aqueles que necessitam de vento, como o kitesurf.

Neste belíssimo cenário, a culinária também é uma atração. Não tem como não se deixar seduzir pelos sabores regionais do imperdível arroz de cuxá, da caldeirada de camarão e frutos do mar, dos sucos de bacuri e cupuaçu, além do tradicional doce de buriti.

O artesanato também ganha destaque em toda a região da capital São Luis, a exemplo de Raposa, próspero povoado que surgiu a partir dos anos 50, e começou a se desenvolver com a chegada de pescadores cearenses oriundos do município de Aracaú (CE), que trouxeram contigo suas mulheres, as conhecidas rendeiras de bilro. Quase todas as casas da Rua Principal – Corredor da Rendeira, foram transformadas em pequenas lojas de artesanato, onde são comercializados toalhdas de mesa, panos de prato, passadeiras, saídas de praia. Esta é uma tradição passada de mãe para filha.

Alcântara, bem próximo a São Luis, é uma pequena cidade-monumento localizada em plena Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas. O estilo colonial de seu importante conjunto arquitetônico reflete uma história de opulência e riqueza, quando a cidade era habitada por ricos barões. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé, em calmos passeios pelas ruas de pedra.

Acesso: O aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luis, recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Único deserto do mundo com milhares de lagoas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um verdadeiro paraíso natural, com 155 hectares de dunas, do tamanho da cidade de São Paulo e cerca de 70 quilômetros de litoral.

Sua singularidade atrai turistas do mundo inteiro dispostos a encarar longas caminhadas pelos areais para se emocionar com cenários de deslumbrante beleza e se deliciar com mergulhos

nas águas cristalinas das lagoas que se formam entre dunas devido ao acúmulo de águas das chuvas, especialmente entre os meses de junho e julho, período que as lagoas atingem seus níveis máximos de cheia.

Para os mais aventureiros, em qualquer época do ano, cavalgar o fazer trekking cruzando o Parque Nacional dos Lençóis é uma experiência que dificilmente se apaga da memória. A geometria das dunas moldadas pelos ventos, agraciadas pelo desfiles de cores do nascer e pôr do sol, revela sempre uma grande surpresa.

Conviver com as comunidades locais também proporciona um intercâmbio muito rico de experiências. E os mais ousados ainda podem sobrevoar os Lençóis e contemplar sua imensidão com uma visão do encontro das dunas com o mar.

Acesso: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é acessível por meio das cidades de Barreirinhas e de Santo Amaro do Maranhão. As duas cidades concentram serviços de receptivo que fazem o transporte e oferecem passeios às lagoas mais próximas às respectivas entradas. Todos os passeios devem ser feitos com guias.

Parque Nacional Chapada das Mesas

Aventura e natureza na chapada mais secreta do Brasil. Criado em 2005, o Parque Nacional Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

São inúmeras as surpresas e aventuras que uma viagem ao Parque da Chapada das Mesas pode revelar. Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalinas com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.

Destacam-se as cachoeiras de São Romão e cachoeira da Prata. Outras atrações são o trakking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o

Morro do Chapéu. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura.

Acesso: A cidade de Carolina, às margens do Rio Tocantins, é o ponto de partida para quase todos os passeios ao Parque Nacional da Chapada das Mesas. Por via aérea, o aeroporto mais próximo de Carolina é de Imperatriz, distante 200 quilômetros. A partir de junho deste ano, a cidade receberá voos vindos de Brasília (DF), com escala em Palmas (TO).

EXPERIMENTE

Bumba-meu-boi

Em um espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-Meu-Boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, a manifestação tem origens definidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzindo principalmente por meio da religiosidade. As comunidades fazem a brincadeira, as celebrações e o trabalho em torno da festa que duram praticamente o ano inteiro. Mas é durante os festejos juninos que ele reina absoluto, arrastando multidões e encantado quem assiste suas apresentações. A cidade de São Luis se transforma em um enorme arraial, nos principais bairros da cidade são montadas estruturas para apresentações culturais.

Tambor-de-Crioula

Manifestação de raízes africanas que só existe no Maranhão, o Tambor-de-Crioula foi reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Alegre e irreverente, pode ser apreciado ao ar livre, nas praças, casas e interior de terreiros por todo o Maranhão, mas sobretudo em São Luis. Não tem uma época fixa de apresentação, mas observa-se uma concentração maior nos períodos que correspondem ao Carnaval, às festas de São João e a partir do segundo sábado de agosto, quando ocorrem também as rodas de Bumbas-Boi.

Gastronomia

Foram tantos os temperos e influências de europeus, índios, africanos e outros povos que a culinária maranhense só poderia dar em um conjunto exuberante, inigualável de sabores e receitas na medida para surpreender. Nessa mesa farta existe, é claro, um carro chefe. É o celebrado arroz de cuxá, que vai muito bem com frutos do mar e tem como principal ingrediente uma folha azedinha, chamada de vinagreira, além de camarão seco e gergelim.

Mas o cardápio vai muito além e é difícil dizer qual dos pratos maranhenses satisfaz esse exigente sentido chamado paladar. Caldeirada e torta de camarão, de sururu e caranguejo, peixada à base da nobre pescada, anchova na brasa, também são iguarias do Maranhão.

Surf e Kitesurf

São Luis e sua vizinha São José de Ribamar são um ótimo destino para esportes aquáticos que necessitam do vento, como o kitesurf. Vale a pena uns dias para uns velejos nas ondas das  praias do Meio, Araçagy e São Marcos.

Rolar para cima