Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Tecnologia

No Rio, Embratur lança primeiro edital para startups do turismo



Objetivo é promover a competitividade dos serviços do setor e melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil. Chamamento foi divulgado durante o Web Summit Rio
 O programa terá duração de 3 meses e vai apoiar o desenvolvimento de até oito startups que apresentem soluções inovadoras para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil [Foto:Divulgação/Embratur]

– O EmbraturLAB, laboratório de inovação para o turismo da Embratur, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (2), durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Na ocasião, o diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, divulgou a abertura de inscrições do primeiro programa de aceleração de startups voltadas para o turismo — os cadastros podem ser feitos até 5 de junho neste link.
 

O programa terá duração de 3 meses e vai apoiar o desenvolvimento de até oito startups que apresentem soluções inovadoras para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil. As melhores ideias passarão por uma etapa de teste prático, no Rio de Janeiro, e as que obtiverem mais respostas positivas serão promovidas pela Embratur para serem utilizadas em todo o país.
 

“Demos o pontapé inicial para ajudar a pensar soluções e melhorar a experiência do turismo internacional aqui no Rio de Janeiro. Dando certo, vamos multiplicar as iniciativas por todo o Brasil”, afirmou Gevaerd.
 

Durante o lançamento, o diretor destacou ainda a relevância do turismo no cenário econômico do Brasil. “O turismo é responsável por quase 7% do PIB nacional. Mais de sete milhões de pessoas estão empregadas no setor e para cada R$ 1 investido no turismo, R$ 20 retornam para a economia. Estamos falando de quem vende chá mate na praia, por exemplo, até de quem está no hotel ou nas agências de turismo. É uma cadeia muito rica e que dialoga com vários setores”, explicou.
 

As soluções oferecidas pelas startups devem englobar desafios relacionados à infraestrutura, mobilidade, meios de pagamento, qualidade e a disponibilidade de acomodações, sustentabilidade e gastronomia, entre outras temáticas. As startups selecionadas terão acesso a treinamentos e mentorias com apoio de profissionais tecnicamente qualificados do setor, além de acesso à financiamento a fundo perdido.
 

Parceria
 

O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. Já o EmbraturLAB conta com parceria entre Embratur, universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações de inovação no turismo.
 

Cronograma da Aceleração:
2 de maio — Abertura das inscrições
5 de junho — Encerramento das inscrições
20 de junho — Escolha das 15 semifinalistas
14 de julho — Pitch day e comunicação das vencedoras
24 de julho a 1º de novembro — Aceleração

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem