No dia que assinala o Dia Municipal de Bombeiro, a Câmara municipal de Lisboa garante o reforço de Ambulâncias de socorro na cidade

.

O Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar (DIPEPH), coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), é um modelo inovador e pioneiro no País ao nível da emergência pré-hospitalar, que garante um modelo de coordenação, gestão centralizada e otimizada dos meios de emergência pré-hospitalar disponibilizados pelas seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da cidade de Lisboa, com o objetivo de promover a mais rápida e eficaz resposta na assistência às vítimas de acidente ou doença súbita, reduzindo substancialmente o tempo médio de resposta/espera.

Desde a sua implementação, em janeiro de 2017, o DIPEPH recebeu mais de 150.000 ocorrências pré-hospitalares, representando uma melhoria substancial na resposta às situações de emergência médica e acidente, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) na cidade de Lisboa, e contribuindo de forma decisiva para a capacidade de resposta aos pedidos de socorro a que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem a missão de garantir o melhor e mais rápido socorro possível.

Ciente da importância do DIPEPH e atenta ao atual acréscimo de pedidos 112, a Câmara Municipal de Lisboa, de forma articulada com o INEM e com as 6 Corporações de Bombeiros Voluntários da Cidade de Lisboa, irá duplicar, a partir do próximo dia 1 de Setembro, o número de meios afetos à emergência pré-hospitalar em permanência, passando assim o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, enquanto entidade coordenadora do DIPEPH, a contar com 12 Ambulâncias de Socorro dos Bombeiros Voluntários da cidade para apoio direto ao INEM.

Este é mais um passo da Autarquia na melhoria e garantia da proteção e socorro, não só dos seus munícipes, mas de todos os que nos visitam ou que aqui trabalham.

A Câmara Municipal de Lisboa agradece ainda a todas as Entidades envolvidas e, em particular, aos operacionais que constituem o DIPEPH e que todos os dias dão o seu melhor na prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar a quem deles necessita.

•             SMPC Lisboa – Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa

•             Bombeiros Voluntários da Ajuda

•             Bombeiros Voluntários do Beato 

•             Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo

•             Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique

•             Bombeiros Voluntários de Lisboa

•             Bombeiros Voluntários Lisbonenses

•             INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.