Natal inaugura Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em parceria com a ABREE

Parceria com a capital potiguar viabilizará a destinação ambientalmente correta de produtos pós-consumo

Marcus William Oliveira (Sócio Proprietário da Circular Brain), Iraci Wanderley (Sub-coordenadora de Educação Ambiental do Idema), Jurandir Rodrigues Nunes (Sócio Administrativo da Natal Reciclagem), André França (Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), Mariana Marques (Analista Ambiental da Associação Brasileira de Reciclagem De Eletroeletrônicos E Eletrodomésticos – ABREE) e Thiago Mesquita (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) 

A  ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente inauguram a Central de Logística Reversa de Natal (RN). A parceria traz como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a realização do descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos na capital potiguar. Vale ressaltar que segundo o Governo Federal, o processo de reciclagem tem o potencial de criar dez mil empregos e colocar mais de R$ 700 milhões na economia brasileira. 

“Com a inauguração da Central em Natal, inicia-se uma nova etapa do processo de logística reversa no estado potiguar. Com o local será possível conscientizar a população e apresentar os benefícios do descarte ambientalmente correto dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, evitando assim o aumento da poluição nas vias, rios e mares, com emissão de gases e metais pesados que fazem mal para a saúde da população”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE. 

O evento de inauguração ocorreu no NATAL RECICLAGEM e contou com a presença de autoridades como, Thiago Mesquita (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) e André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente). Além disso, esteve presente também Jurandir Rodrigues Nunes (Sócio Administrativo da Natal Reciclagem) e Mariana Marques (Analista Ambiental da ABREE). 

No ano de 2020, entrou em vigência o Decreto Federal 10.240/2020, que realiza a regulamentação do setor de reciclagem e logística reversa. A legislação dividiu a reponsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos no seu pós-consumo, com os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos.  

Com isso, a ABREE investe seus esforços para colaborar com o meio ambiente. Atualmente, já são quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos inaugurados pelo Brasil, em sua maioria no setor varejista. A entidade marca presença em mais de 1,2 mil municípios brasileiros. Vale ressaltar que após o descarte correto dos pontos de recebimentos dos parceiros, a ABREE realiza com segurança a destinação final e ambientalmente correta dos produtos pós-consumo. 

No site da associação é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP, além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento 

Sobre a ABREE – Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/ 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.