O esforço da Prefeitura de Natal em dotar a cidade de boa infraestrutura para receber os turistas que visitaram a capital do Rio Grande do Norte durante o período da Copa do Mundo 2014 surtiu efeito e foi recompensado pelos números da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN). Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito Carlos Eduardo recebeu no Palácio Felipe Camarão a pesquisa das mãos do diretor executivo da ABIH, Márcio Guedes, acompanhado do diretor do Litoral Sul, José Odécio.
Encomendada à empresa Consult, a pesquisa foi realizada no período de 13 a 26 de junho, com uma amostra casual simples de 1.003 entrevistas. O questionário teve o objetivo de investigar junto aos turistas que vieram a Natal no período da Copa do Mundo, e se hospedaram nos hotéis da Via Costeira e Ponta Negra associados à ABIH, a opinião sobre a realização do Mundial de futebol em Natal.
Entre outras questões, 36,8% dos entrevistados acharam a cidade “ótima”, 49,9% classificaram Natal de “boa”, 7,9 % regular, 0,6 % ruim e 4,9 % não deram opinião. Na questão “Natal é ou não a cidade que esperava que fosse”, 76,5% dos entrevistados responderam que Natal é o que esperavam, 8,9% disseram que Natal não era o que esperavam e 14,6 % deixaram de opinar.
De acordo com a pesquisa, 88,2% dos visitantes levaram uma imagem positiva da cidade, 1,8% consideraram a experiência negativa e 10% não opinaram. Um elemento importante da pesquisa tratou do interesse do turista em voltar a Natal depois da Copa do Mundo: 68,5% disseram “sim”, 15% responderam “não” e 16,5% não souberam responder. Perguntados se indicariam o destino Natal para familiares e amigos, 87,7% responderam “sim”, 3,5% disseram “não” e 8,8% não sabem.
Os turistas estrangeiros foram maioria em Natal durante a realização dos jogos da Copa. Os países que mais enviaram turistas para a cidade foram os Estados Unidos da América (25,22%) e o México (15,25%). O Brasil ficou em terceiro lugar com 13,96%. “Os americanos saíram entusiasmados demais com Natal”, comentou o diretor da ABIH, Márcio Guedes. Segundo ele, a associação vai fazer uma campanha de divulgação do destino Natal nos estados americanos que mais mandaram turistas para a cidade.
Por sua vez, o prefeito Carlos Eduardo complementou dizendo que por onde passou no período da Copa só recebeu elogios em relação a Natal, principalmente nos quesitos de estrutura, limpeza urbana, decoração e paisagismo. Ele avaliou de forma positiva a pesquisa, ressaltando que, mesmo com as fortes chuvas e a greve no sistema de transporte coletivo de passageiros, a cidade se apresentou de forma satisfatória para a Copa do Mundo, com especial destaque para as obras de mobilidade urbana levadas a efeito pelo Município. “Podemos considerar que a realização da Copa do Mundo em Natal foi um grande sucesso, tanto em termos da estrutura da cidade quanto do espírito acolhedor do natalense, que já era conhecido em todo o Brasil e foi comprovado também por povos de outras nacionalidades”, classificou o prefeito.