Os conselheiros do Pólo Costa das Dunas, em assembléia realizada ontem à tarde (dia 17), no Centro de Convenções ratificaram a escolha de Natal que terá agora assento permanente naquele colegiado. A defesa do retorno de Natal como membro vitalício no Pólo Costa das Dunas foi apresentada pelo secretário municipal de Turismo (Setur) Fernando Bezerril e acatada pelos conselheiros o que significou uma grande vitória pela importância econômica do município de Natal no segmento turístico.
O Conselho já tinha aprovado na última reunião, realizada em dezembro de 2013, a permanência de Natal defendida pelo secretário, porém somente ontem foi levada a plenária e votada. Inclusive para que isso fosse ratificado foi necessário fazer alterações do regimento do Conselho
A vitória conseguida pelo secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril repara uma omissão que vinha perdurando desde a administração municipal passada, quando Natal foi sumariamente excluída do Conselho Pólo Costa das Dunas por ter faltado às reuniões. “Natal ganhou sua cadeira cativa pela importância econômica e onde o turismo é a maior força geradora de emprego e renda. A orientação dada pelo prefeito Carlos Eduardo é para que nós reconquistássemos nossa posição com assento no Conselho e agora voltamos a fazer parte dele de onde não deveríamos ter saído”, salientou o secretário.
O Conselho eleito tem os seguintes municípios: Natal, Tibau do Sul, Arez, Pedra Grande, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São Miguel do Gostoso e Rio do Fogo. O Pólo Costa das Dunas contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas e foi instituído em 2005. A proposta de reunir municípios com potencialidades turísticas semelhantes e criar pólos na região Nordeste teve origem no Banco do Nordeste (banco público), que viu na criação dos pólos uma forma de tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos de modo a desencadear e intensificar um processo de desenvolvimento econômico e social local.