MTur e Embratur concluem participação do Brasil na 67ª reunião da Comissão Regional das Américas da OMT


 

Para presidente da Embratur, Silvio Nascimento, encontro foi oportunidade para mostrar potencial turístico do Brasil, que aposta no setor como um grande indutor da recuperação econômica do país
 – O Seminário sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas encerrou, nesta sexta-feira (20/5), em Punta del Este, no Uruguai, a programação da 67ª reunião da Comissão Regional das Américas (CAM) da Organização Mundial do Turismo (OMT). O ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito, e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, participaram das discussões da Comissão desde quinta-feira (19), quando foram discutidas estratégias para a retomada do turismo internacional.

Leia mais: Retomada do turismo internacional é tema de reunião da Comissão Regional das Américas da OMT

O painel desta sexta-feira (20), que contou com a participação de ministros do Turismo dos países participantes, abordou os desafios e oportunidades específicos para a recuperação do setor, com troca de experiências, debates para a formulação e implementação de políticas e leis nacionais para a proteção de turistas como consumidores, além da harmonização de padrões mínimos a nível internacional através da aplicação do Código Internacional para a Proteção do Turista nas Américas.

Ao final dos debates, Silvio Nascimento fez um balanço da participação da comitiva brasileira. Para ele, é essencial reforçar os laços com os participantes para aumentar o fluxo de turistas internacionais entre os países.

“O turismo é uma ferramenta essencial para a recuperação econômica do Brasil e de toda a América e vamos usar as informações e experiências vistas durante a reunião para fortalecer ainda mais esse processo no nosso país”, avaliou Nascimento. “Nós asseguramos o potencial turístico no pós-pandemia, restauramos a confiança e reafirmamos a nossa parceria. Portanto, encerramos nossa participação no Uruguai com a sensação de dever cumprido e a certeza que nosso país saiu mais fortalecido no encontro mundial do turismo”, completou.

No painel interministerial que tratou dos atuais desafios para acelerar a recuperação do setor nas Américas, o ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou as ações do Governo Federal durante a pandemia. “Vivemos um período sem precedentes na história recente da humanidade devido à pandemia, que estabeleceu um novo marco e mudou a forma como a sociedade se relaciona, seja ao pegar um avião, ir até o trabalho e até a forma de consumir produtos e serviços, inclusive turísticos”, disse.

Brito reforçou o compromisso do governo com o setor turístico em posicionar o Brasil como um país seguro para voltar a receber visitantes. “O Brasil está de braços abertos para receber investimentos e turistas e, dessa forma, ampliar o fluxo turístico entre os nossos países, de parte a parte”, declarou. “E esta crescente aproximação certamente renderá excelentes resultados para todos nós”, completou.

Código Internacional

Adotada pela resolução 732 da Assembleia Geral da OMT, o Código Internacional para a Proteção ao Turista fornece orientação prática quanto à política, legislação e práticas regulatórias para todos aqueles, no setor público e privado, que têm obrigações, responsabilidades, deveres e direitos relativos aos temas elencados.

Dirigido aos governos, entidades públicas e privadas e aos próprios turistas, o Código visa restabelecer a confiança dos consumidores e tornar o ambiente de viagem mais atrativo, criando uma sensação de segurança para os viajantes e melhorando as relações contratuais entre os prestadores e os destinatários dos diversos serviços turísticos.

Para Silvio Nascimento, é fundamental discutir protocolos sanitários unificados para melhorar o fluxo internacional de viajantes. “É de extrema importância a troca de experiências nesse momento de recuperação. Nossa união vai fazer a diferença no fortalecimento do turismo, que estará ainda mais preparado para receber viajantes de todo o mundo daqui em diante”, finalizou.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.