Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

MSC World Europa define novos padrões de sustentabilidade em alto-mar e acelera a jornada da MSC Cruzeiros para atingir zero emissões líquidas

  • O MSC World Europa, movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), se tornará o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo a incorporar tecnologia de célula de combustível – com potencial de fornecer significativas reduções de emissão de CO2
  • O mais novo navio da MSC Cruzeiros também apresentará uma gama de soluções adicionais para ajudar a minimizar seu impacto no ar e em ambientes marinhos
  • Em novembro, o navio se tornará o 20º da frota da MSC Cruzeiros e o maior navio de cruzeiros movido a GNL do mundo
     

Clique Para Download

MSC World Europa


MSC World Europa se tornará o navio mais ecológico e eficiente da frota da MSC Cruzeiros, quando ele for entregue em outubro de 2022. A Companhia divulgou hoje informações sobre as credenciais ambientais do navio, incluindo células de combustível de óxido sólido, um sistema de redução catalítica seletiva e capacidade aprimorada de captação de energia proveniente de terra. Ele também será o maior navio de cruzeiro do mundo movido a GNL, quando for lançado ainda este ano.
 

MSC World Europa será o primeiro navio de cruzeiros contemporâneo a apresentar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a Gás Natural Liquefeito (GNL), desenvolvida pela MSC Cruzeiros, Chantiers de l’Atlantique e a Bloom Energy. O navio incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que gerará energia auxiliar, fornecendo ganhos de eficiência e reduções significativas de emissões de CO2, em comparação com os motores tradicionais de combustão interna. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiros contemporâneos, além de oferecer um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.
 

Linden Coppell, Diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, disse: “Estamos comprometidos com um futuro com zero emissões líquidas, e é por isso que estamos investindo fortemente no desenvolvimento de combustíveis de baixo carbono e em soluções que acelerarão a descarbonização do setor marítimo. O MSC World Europa será o nosso navio mais eficiente e nos ajudará a provar e refinar as tecnologias ambientais para o futuro de nossa frota. Com este projeto, também estamos avançando em parcerias com fornecedores de tecnologia, empresas de energia, universidades, e órgãos reguladores. Todos nós devemos aprofundar a nossa colaboração para alcançarmos um futuro com zero emissões.”
 

Em comparação com os combustíveis marítimos padrão, o GNL praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e partículas finas, e atinge uma redução de até 25% de CO2. O GNL também permitirá o desenvolvimento de combustíveis com baixo teor de carbono e soluções como hidrogênio verde, bio-GNL e células de combustível.
 

MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o GNL não está disponível, e o navio operará com gasóleo marítimo. Como o combustível GNL atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa sempre atenderá aos padrões de emissões de NOx de Nível III da Organização Marítima Internacional (IMO). Além disso, a conectividade de energia proveniente de terra permite que o MSC World Europa minimize o uso do motor nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.
 

Tal como acontece com todos os novos navios da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa também apresenta a mais recente tecnologia de tratamento de águas residuais, em conformidade com a Resolução MEPC 227(64) da IMO, totalmente alinhada com os requisitos regulamentares mais rigorosos do mundo — o chamado ‘Padrão Báltico’. O navio inclui um sistema avançado de tratamento de água de lastro que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro da IMO.
 

MSC World Europa incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar o uso de energia em todo o navio. Isso inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar-condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio pelo navio. O navio usa iluminação LED controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de economia de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi projetado com um formato de casco inovador para minimizar a resistência na água. Ele também será equipado com sistemas aprimorados de coleta automática de dados para monitoramento remoto e análise avançada de energia, permitindo suporte em terra, em tempo real, para otimizar a eficiência operacional a bordo.
 

Esses avanços na eficiência e o uso de GNL permitirão um desempenho operacional muito superior ao exigido pela IMO para projetos de energia em novos navios. O MSC World Europa foi projetado para ter um desempenho 47% melhor do que o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) necessário.
 

O casco e a sala de máquinas do MSC World Europa foram desenvolvidos para minimizar o impacto acústico do ruído subaquático, reduzindo os efeitos potenciais em mamíferos marinhos nas águas circundantes.
 

Atualmente, a MSC Cruzeiros tem três encomendas de navios movidos a GNL, para serem entregues entre 2022 e 2025, representando um investimento global de mais de 3 bilhões de Euros. O MSC World Europa será seguido pelo MSC Euribia, que também está em construção em Saint Nazaire e está previsto para entrar em serviço em 2023. A construção do terceiro navio está prevista para começar no início de 2023.
 

Sobre a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima, está sediada em Genebra, na Suíça, e tem duas marcas distintas em sua estrutura — a marca contemporânea e a de luxo.
 

A MSC Cruzeiros, a marca contemporânea, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
 

Sua frota possui 19 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.
 

A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.
 

Enquanto isso, a marca de luxo, Explora Journeys, começará a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. O primeiro navio terá uma tonelagem bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes dos mares, todas com varandas ou terraços com vista para o mar. Esses luxuosos navios apresentarão ao segmento de luxo uma ampla gama de novas experiências para hóspedes e outras atividades, bem como proporções generosas de espaços públicos, além de apresentar um design altamente inovador. Para saber mais sobre a Explora Journeys, clique aqui. 

Tecnologias ambientais do MSC World Europa:

Motores e combustíveis:

  • 5 motores bicombustíveis Wärtsilä (14V e 46DF), geralmente movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e ocasionalmente a gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)
  • Demonstrador de célula de combustível de óxido sólido de 150 kW

Emissões de ar:

  • Sistema de redução catalítica seletiva que reduz as emissões de NOx em 90% quando o navio opera com MGO (o GNL oferece uma redução de NOx semelhante); o MSC World Europa atenderá aos padrões Nível III da IMO, independentemente do combustível utilizado
  • Conectividade de energia proveniente de terra (energia shore-to-ship), permitindo que o navio minimize o uso do motor em portos onde a infraestrutura está disponível

Tratamento de águas residuais:

  • Sistema avançado de tratamento de águas residuais em conformidade com os padrões mais rigorosos da Resolução MEPC 227(64) da IMO (o chamado Padrão Báltico)
  • Sistema avançado de tratamento de água de lastro, com tratamento UV, para evitar a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro da IMO

Sistema de gerenciamento de ruído irradiado subaquático com design de casco e casa de máquinas que minimiza o impacto acústico, reduzindo seus efeitos potenciais na fauna marinha, principalmente nos mamíferos marinhos nas águas circundantes.
 

Eficiência energética: todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos de eficiência energética que ajudam a reduzir e otimizar o uso do motor. Isso inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar-condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem calor e frio para reduzir a demanda. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de economia de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi projetado com um formato de casco inovador para minimizar a resistência na água e será equipado com sistemas automáticos de coleta de dados para monitoramento remoto e análise avançada de energia, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a operação eficiência a bordo. 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem