MPEs gaúchas estão no Salão do Turismo 2011

Em quase todas as áreas do evento as empresas representarão projetos, ações e produtos de turismo desenvolvidos pelo Sebrae/RS

O Sebrae/RS estará presente no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 13 a 17, Anhembi, em São Paulo (SP), um dos mais importantes eventos de turismo do Brasil. A instituição apresentará projetos e produtos desenvolvidos para valorizar o setor gaúcho. Também participará da Rodada de Negócios com o projeto inédito Quintais de Cambará, realizado em Cambará do Sul em parceria com o Sebrae/NA, Ministério do Turismo, Associação de Cultura Geral, Emater, associações e MPEs locais, além de uma equipe multidisciplinar.
O Salão do Turismo é promovido pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo, como uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. No evento, os visitantes poderão conhecer roteiros de todos os estados brasileiros, adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos, projetos desenvolvidos na área, além de peculiaridades oriundas de vários lugares da Federação, que tornam o turismo brasileiro cheio de significados, sensações e sabores. Serão peças de artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica, expostas e servidas aos que passarem pelo Salão. A agenda conta, ainda, com palestras e debates sobre assuntos relevantes para a área.
Para atender a grande demanda de visitantes e expositores, o Salão do Turismo foi organizado em módulos, que reservam espaços para atividades específicas: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (abrange o artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios, Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).
O Sebrae/RS estará em quase todos os módulos. “A instituição participou de todas as edições do Salão e sempre teve seus roteiros como destaque, proporcionando grande divulgação das regiões turísticas gaúchas e dos empreendimentos envolvidos”, destaca Vânia Regina Silva Fernandes, técnica do setorial de Comércio e Serviços do Sebrae/RS. No espaço Talentos do Brasil Moda, estará o grupo de artesanato Lã Pura. No Mercado da Agricultura Familiar, estarão as 30 associações/cooperativas que foram selecionadas para participar do Projeto Talentos do Brasil Rural. Os Projetos Aventura Segura e Economia da Experiência participarão do Balcão de Comercialização. Uma vitrine com o artesanato desenvolvido através dos projetos do Sebrae/RS poderá ser conferida no estande institucional da Secretaria de Turismo do RS. A Rodada de Negócios com roteiros turísticos do projeto inédito Quintais de Cambará, fica como a novidade da edição.
Quintais de Cambará
O projeto Quintais de Cambará é uma iniciativa que compõe o Projeto de Produção Associada ao Turismo e realizado pelo Ministério do Turismo e Sebrae, sob gestão da Associação de Cultura Geral. Contempla as belezas naturais de Cambará do Sul, cidade gaúcha cujos pontos turísticos já são admirados internacionalmente, e a riqueza cultural da região. Ele agrega os quintais ao roteiro, onde o turista pode descansar e conhecer mais sobre a região, através de produtos da agroindústria local (que podem ser adquiridos nos quintais). Há também apresentações de grupos tradicionalistas, gastronomia e atividades recreativas, como pesca, cavalgada, trilhas, passeios, entre outros. “São lugares em que o visitante vivencia a vida no campo na medida em que realiza o trajeto turístico. Com isso, ele tem uma visão da vida do serrano”, esclarece Álvaro Martins Júnior, representante do setor de agronegócio do Quintais de Cambará junto ao projeto nacional. O objetivo da iniciativa é valorizar, além dos atrativos turísticos, a produção local. Na cidade, o projeto conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal, Emater, associações e MPEs.
Atualmente, o roteiro possui cinco quintais. São eles: Cambará Centro de Lazer e Turismo Ltda. – Eco Hotel, Rancho Cabotiá, Pampa Rural – Pesca e Lazer, Pousada Corucacas e Fazenda Cachoeira dos Venancios.

Rodada de Negócios
Para participar da Rodada de Negócios, o projeto passou por uma seleção, da qual 12 cidades foram escolhidas. Dessas, as seis melhores avaliadas foram convidadas para apresentar os seus roteiros no Salão do Turismo. Dois projetos entre os seis, e é o caso do Quintais, foram convidadas a apresentar seus projetos em palestras que compõem a programação do evento.

A Rodada será um momento para negociar, em reunião direta entre vendedor e comprador, o roteiro turístico lançado pelo projeto. “Estamos satisfeitos. Todas as empresas compradoras são operadoras de turismo. Isso mostra o destaque que os nossos roteiros estão conquistando”, declara Álvaro Jr. As dez empresas compradoras que irão negociar com o projeto Quintais de Cambará já foram escolhidas. A Rodada ocorrerá no dia 15, sexta-feira.

Serviço:
Site www.sebrae-rs.com.br/asn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.