Movimento do Natal aumenta previsão de visitas na Itaipu no feriadão de Réveillon

Visitação de fim de ano deve superar em 36% a expectativa inicial, que subiu de 22 mil para cerca de 30 mil visitantes.

O intenso movimento turístico na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, registrado desde a véspera do Natal, aumentou a expectativa de visitas neste período de festas, passando de 22 mil para mais de 30 mil pessoas. Este é o número total esperado pelos gestores do Complexo Turístico Itaipu (CTI), entre 24 de dezembro e 3 de janeiro – um aumento de 36% em relação à projeção inicial.

Apenas entre os dias 24 e 29 de dezembro, o CTI recebeu 18.864 visitantes. A previsão, agora, é que outros 12 mil turistas passem pelos atrativos da usina de 30 de dezembro a 3 de janeiro, somando 30.864 pessoas.

Somente para o feriado prolongado do Réveillon, de quinta-feira (31) a domingo (3), são esperados 9 mil visitantes. Quem passar pela usina neste período poderá ver o vertedouro de Itaipu aberto. Com o reservatório cheio, a tendência é que o escoamento da água excedente permaneça nos próximos dias.

Até agora, o dia de maior movimento deste fim de ano foi registrado nessa terça-feira (29), quando 4.331 pessoas fizeram os passeios oferecidos pela hidrelétrica. A visitação foi quase quatro vezes superior à dos dias normais, fixada em 1.200 pessoas. A quantidade foi tão grande que, no dia, algumas visitas panorâmicas saíram com intervalo de 10 minutos entre uma e outra – normalmente, as saídas acontecem a cada meia hora ou uma hora. O segundo dia de maior movimento foi o domingo (27), com 3.820 visitantes.

“O sucesso dos primeiros dias levou à revisão. O movimento superou a nossa expectativa e por isso estimamos que o feriado do Réveillon mantenha este mesmo fluxo”, disse Jurema Fernandes, gerente-geral do CTI. “Isso comprova, mais uma vez, que o Destino Iguaçu é um dos principais roteiros do Brasil também para o Réveillon.”

Destino certo

Com a cidade cheia, o período é positivo para o turismo de Foz do Iguaçu e região. Na primeira quinzena de dezembro, a ocupação de leitos para o Réveillon era de 74%, segundo o Sindhotéis. Este percentual pode chegar a 80%, com as reservas de última hora. Hoje, a cidade possui 176 meios de hospedagem e 27,5 mil leitos.

No Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde ficam as Cataratas e são esperados 60 turistas entre os dias 24 de dezembro e 3 de janeiro, o horário de atendimento foi ampliado em uma hora, das 8h às 17h. A medida segue até 31 de janeiro. Antes, o PNI abria às 9h.

No início do mês, Foz foi anunciada entre as vencedoras do Travellers´ Choice Destinos em Alta para 2016, pelo TripAdvisor. A cidade é a décima colocada na listagem mundial e a única do País a figurar entre as dez vencedoras do planeta.

Entre os destinos em alta na América do Sul, Foz é a terceira colocada. Do Brasil, além dela, apenas Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, está na lista.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional.

___________________________

Rolar para cima