MOVIMENTAÇÃO NA TEMPORADA DE VERÃO SERÁ MENOR PARA 70% DAS EMPRESAS DE AGENCIAMENTO

Ampla preferência dos viajantes para os destinos nacionais

A pesquisa “Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2015-2016”, realizada pelo Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, revela que 70% das empresas de agenciamento turístico no Brasil esperam ter movimentação de vendas menor neste verão, em comparação com a Temporada de Verão do ano anterior.

Entre as empresas que indicaram menor movimentação de vendas, uma grande parcela (29,5%) aponta queda entre 20% a 30%. Para outra parcela considerável (19,5%), a queda ficará entre 40% a 50%.

A alta cambial e instabilidade do dólar (41%), a instabilidade econômica (19,9%) e o receio na compra de viagens (7,3%) são as principais justificativas para esta diminuição da movimentação de viagens na Temporada de Verão 2015-2016.

As empresas entrevistadas destacaram uma ampla preferência de seus viajantes para os destinos nacionais (60,4%)frente aos destinos internacionais (39,6%).

Entre os destinos nacionais mencionados – direta e espontaneamente – pelos entrevistados, lideram o ranking de preferência as cidades de Fortaleza (14,5%), Rio de Janeiro (11,1%), Maceió (9,1%), Natal (8,7%) e Salvador (8,2%), tendo como maior motivação para suas escolhas os atrativos sol e praia.

Nos Estados da Bahia (16,5%), Ceará (15,3%), Rio de Janeiro (12,1%), Alagoas (9,8%) e Pernambuco (9,8%) estão os destinos nacionais mais procurados pelos turistas.

Entre os destinos internacionais mais mencionados – direta e espontaneamente – pelas empresas consultadas, destaque para Orlando (18,3%), Miami (14,9%), Nova York (9,1%), Paris (7,3%) e Buenos Aires (6,2%).

As principais motivações indicadas para estes destinos são os parques temáticos em Orlando, compras em Miami e Nova York, atrativos culturais em Paris e os preços acessíveis em Buenos Aires.

Os Estados Unidos são o país mais procurado, com amplo destaque, com mais da metade da preferência dos viajantes(46,6%). Seguido pela França (7,5%), Argentina (6,9%), Portugal (5,6%), México (4,8%) e Itália (3,6%).

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Perfil da Amostra

A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25 e 27 de novembro de 2015. A amostra da pesquisa é ampla e representativa do segmento em âmbito nacional, constituída por 373 empresas de todas as regiões do Brasil, distribuída em 72 cidades, de 26 Estados e do DF, retratando assim, de forma fiel, o universo estudado, formado pelas empresas de distribuição de viagens organizadas no país.

As Agências de Viagens que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor final, constituem (93,8%) da amostra, complementada pelas Operadoras Turísticas (5,1%) atuantes na produção de viagens organizadas e serviços de receptivo e as Consolidadoras (1,1%), que atuam na intermediação de passagens aéreas para agências de viagens.

SOBRE O IPETURIS

Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o Ipeturis tem como missão promover pesquisas, estudos e capacitação de mão de obra para o aprimoramento das atividades de viagens e turismo no Brasil.

SOBRE O SINDETUR-SP

O Sindetur-SP, fundado há 64 anos, é o representante legal da categoria econômica formada por mais de 8.700 empresas de turismo no Estado de São Paulo. Além de exercer as funções de representação das relações trabalhistas, previstas na Constituição, a entidade é foro permanente de estudos e debates da indústria do turismo, na perspectiva do seu desenvolvimento técnico e econômico.

Rolar para cima