Passeio especial para as férias de julho reforça a prática bucólica do turismo de trens no Uruguai
Bairro histórico de Peñarol, em Montevidéu, onde fica o Museu Ferroviário (foto:Nae)
Passear de trem ainda é algo raro no Brasil. A malha ferroviária brasileira é muito mais voltada aos grãos e minérios do que aos turistas. No Uruguai, país vizinho, os apaixonados pelos trilhos terão mais um motivo para visitar a capital durante as férias de julho. Ao longo do mês todo, em dois horários e por apenas R$ 5,80 (50 pesos uruguaios), os visitantes poderão embarcar em modernos trens modelo DMU administrados pela AFE, a administradora de ferrovias do estado. Menores de 5 anos não pagam.
O passeio sai da estação central de Montevidéu e segue para o bucólico bairro de Peñarol, onde existe um museu dedicado somente ao mundo ferroviário na própria estação. O bairro criado em 1876 junto com a ferrovia mantém até hoje suas antigas construções de época numa região que parece ter parado no tempo. Foi lá que nasceu também o tradicional time de futebol Penãrol, com seus torcedores vindos da classe operária. É uma visita para quem gosta de conhecer algo mais além das tradicionais indicações turísticas da capital.
Entre abril e novembro, o mesmo percurso é feito tradicionalmente por um trem a vapor, estilo Maria Fumaça, com mais de 100 anos mas todo reformado. Durante o mês de julho o antigo trem descansa para dar lugar ao modelo do século 21. O passeio dura uma hora.
Mais informações em http://www.afe.com.uy.
Serviço
De segunda à sábado, em dois horários: saídas às 13h40 e 15h15, da Estação Central de Montevidéu (Nueva Terminal de Trenes), com retorno de Peñarol às 14h40 e 16h15, respectivamente.
Quanto: 50 pesos uruguaios (R$ 5,80). Menores de cinco anos não pagam.
Horário do Museu Ferroviário de Peñarol: de segunda à sábado das 13h às 17h