Ministro Henrique Alves: brasileiros aproveitam feriado para conhecer o país

Neste feriado prolongado, o Ministério do Turismo estima que quase dois milhões de viagens sejam realizadas por brasileiros nos três dias de folga. Pesquisa do Ministério do Turismo revela que feriados curtos beneficiam turismo doméstico. Esta é a segunda maior movimentação entre os seis feriados nacionais estendidos no calendário de 2015, de acordo com projeção feita pela Pasta.

“Os feriados prolongados são positivos para a economia do turismo. É um incentivo para o brasileiro conhecer ainda mais nosso país”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. De acordo com a projeção feita em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o turismo pode acrescentar cerca de R$ 2,6 bilhões à economia do país nesse período.

Aeroportos – O tráfego aéreo também prevê aumento da demanda com o turismo. A Infraero estima que os 60 terminais administrados pela empresa movimentem 1,98 milhão de pessoas, um crescimento de 3,6% em relação ao ano passado, quando foram registrados 1,91 milhão de passageiros.

A previsão considera de quinta-feira (29/10) até terça-feira (3/11). Não estão incluídos nesse cálculo os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada, além do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN), também de administração privada.

Destinos – Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador são as cidades mais visitadas do país, de acordo com o Ministério do Turismo. Os destinos de sol e praia estão entre os preferidos dos brasileiros e dos estrangeiros que viajam pelo Brasil. Com mais de oito mil quilômetros de litoral, há opções para quem deseja praias mais calmas e contemplativas, badaladas ou até paraísos naturais exclusivos. Uma boa pedida é alternar roteiros de natureza com atrativos culturais, como museus e centros de cultura, segmento que ganha cada vez mais espaço na agenda do viajante.

Rolar para cima