Mesa do Círio será o tema do jantar de abertura do Congresso da Abrajet

A culinária paraense será uma das atrações do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que acontece de 22 a 27 de setembro de 2011, em Belém e cinco pólos turísticos do estado. Os pratos típicos do estado serão servidos no Jantar de Abertura do evento, que deve receber cerca de 350 pessoas, em sua maioria jornalistas do Brasil e do mundo. Aproveitando a proximidade do Círio de Nazaré, a manifestação cultural mais expressiva do Pará, o jantar irá reproduzir uma típica ceia do Círio. Pato no tucupi, maniçoba, arroz paraense e vatapá serão alguns dos pratos principais. “Esse evento é importante para divulgar não só os pontos turísticos, mas também nossa gastronomia. Por isso escolhemos fazer a mesa do Círio”, explica o chef Fábio Scilia, que participou da escolha dos pratos.

Os chefs que irão executar os pratos são Sebastião Santos, professor do Senac e apersonal chefIlca de Almeida. Cerca de quarenta alunos concluintes dos cursos de Cozinheiro e Garçom do Senac irão auxiliar no preparo e servindo o jantar. Para o preparo, será utilizada a cozinha industrial da instituição. “Já fiz vários cursos do Senac durante minha graduação, e é a primeira vez que estamos trabalhando juntos. Estou com uma expectativa muito boa quanto essa parceria”, conta Ilca.

Para Sebastião, o evento é uma grande oportunidade para os alunos do Senac colocarem em prática tudo que aprenderam durante o curso. “Eles irão vivenciar desde a relação dos ingredientes, passando pela execução, até a apresentação final dos pratos. Vão informar-se inclusive sobre os custos de cada material”, conta o professor. A visibilidade que os futuros chefse garçons – ou mâitres ¬– terão a partir do contato com profissionais da mídia é outra vantagem para esses alunos, segundo ele.

Sebastião ressalta também a satisfação em divulgar a rica culinária paraense. “Estamos muito felizes com nosso envolvimento neste evento. Ele só tende a crescer”.Para a chefIlca, o jantar de abertura do maior congresso de jornalistas especializados em turismo do Brasil é antes de tudo um espaço privilegiado para apresentar nossa “real gastronomia”. “Às vezes utilizam nossos ingredientes para criar pratos totalmente diferentes do que conhecemos”, justifica. Ela espera que a aparência um tanto insólita da maniçoba não intimide os visitantes. “Esperamos que eles experimentem tudo”.

Congresso – O XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), acontece de 22 a 27 de setembro de 2011. O público-alvo são os profissionais de comunicação, turismo e outras áreas que desejam conhecer o Pará, um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. São esperados cerca de 250 formadores de opinião, em busca de pautas positivas sobre o turismo: gastronomia, eventos, cultura, artesanato, negócios, economia e outros assuntos que vão garantir ao Pará ampla divulgação simultânea em todo o Brasil, Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname, e outros países convidados. O XXVIII Congresso da Abrajet terá como tema “O legado turístico dos megaeventos esportivos” e “A importância das mídias sociais para o turismo”.

Texto: Lurdinha Bezerra (Sesc/Abrajet)

Jornalistas de Turismo começam a chegar para congresso da Abrajet no Pará
As duas primeiras comitivas de jornalistas convidados para o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) chegam ao Pará na tarde desta segunda-feira, dia 19, oriundos da Argentina. Enquanto a Revista Gourmet, de Buenos Aires, desembarca em Santarém para retratar a gastronomia e os encantos turísticos daquele pólo, em especial da Vila de Alter-do-Chão, Belém recebe um fam press coletivo com 10 profissionais dos melhores veículos de comunicação da Argentina. São eles: Lonely Planet, Simplesmente Brasil- Cadena Eco de Radiodifusión, Diario La Nación, Diario La Capital, Revista Weekend, Diário Perfil, entre outros. Integra a comitiva a jornalista Isolete Pereira, que representa a Abrajet no Mercosul e dirige e apresenta o programa de rádio Simplesmente Brasil, na Cadena Eco Difusión. Isolete é membro da Abrajet do Rio Grande do Sul, mas radicada em Buenos Aires, onde divulga o Brasil.

A comitiva é coordenada por representantes da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e pelo Comitê Visit Brasil, com a operadora All Seasons.

Em Belém a comitiva vai conhecer os principais atrativos turísticos da Capital, além de Mosqueiro. No dia 22 se junta aos cerca de 300 participantes do congreso da Abrajet, que será aberto às 20 horas com um jantar de boas vindas oferecido pela Abrajet Pará e Paratur, com apoio do Pólo Joalheiro, Fecomércio, Sesc, Senac, Secult, Hangar, Diretoria do Círio, Auto do Círio e Associação de Carimbó de Marapanim.
Na oportunidade acontece um desfile com o preview da coleção de jóias temáticas do Círio, organizado pelo Pólo Joalheiro. Também haverá uma exposição de mantos de Nossa Senhora de Nazaré, lançamento do 7º Festival de Carimbó de Marapanim e, para encerrar o Auto do Círio, pela primeira vez apresentado para a grande imprensa fora das ruas do Centro Histórico de Belém.

A comitiva argentina é convidada da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Na terça, dia 20 novas comitivas desembarcam em Belém. No dia 22, pela manhã e tarde chegam os demais, oriundos de todos os estados brasileiros, França, Portugal, Suriname, Uruguai e outros destinos. O receptivo dos argentinos tem apoio da Travel In Turismo, Hotel Soft In Batista Campos, Pólo Joalheiro, Secretaria de Turismo de Santerém, Belo Alter Hotel, Restaurante Bio Mercato (Estação das Docas), Lá em Casa, Divina Comida, Point do Açaí, entre outros.

Dia 23 o XXVIII Congresso da Abrajet será marcado por vasta programação intelectual e de 24 a 27 os jornalistas convidados vão conhecer o Marajó (Soure e Salvaterra), Tapajós (Santarém e Alter do Chão), Amazônia Atlântica (Salinas ou Tracuateua) e Araguaia Tocantins (Barcarena).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 22 – 20hs Jantar de Boas Vindas
Jantar temático com assinatura dos chef´s Fábio Sicília (Famíglia Sicília), Ilka do Carmo (Conceição do Araguaia) e Sebastião Rosivaldo (Senac). O tema é o Círio de Nazaré, com cortejo da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, Auto do Círio, exposição de mantos no hall, desfile de “Jóias do Pará” e show de carimbó de Marapanim.
Dia 23 – 8h30 às 13h – Ciclo de Palestras
8h30 a 10h – Tema1: “Legado Turístico dos megaeventos esportivos”
Palestrante: Fernando Telles Ribeiro (atleta, escritor, consultor)
10h – Intervalo
10h30 a 12h30 – Tema 2: “Importância das Mídias Sociais para o Turismo”
Palestrante: Ney Messias Júnior – Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo do Pará e Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
12h40 – Almoço típico paraense no Restaurante do Hangar (exclusivo para membros e convidados da Abrajet, jornalistas e palestrantes)
14h – Palestra: Transportes Turísticos na Amazônia (aberta a todos)
Palestrante: Fábio Romero – Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará – Singtur
15h – Debate: “Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo” – aberto a todos
16h – Reunião do Conselho Administrativo da Abrajet (restrita aos conselheiros)
1) Aprovação de proposta de reforma estatutária e seu encaminhamento a Assembléia Geral;
2) Votação, indicação de proposta de cidade para sediar o do XXIX Congresso no ano de 2012
3) Assuntos Gerais
17h a 18h30 – Assembléia Geral da ABRAJET (restrita aos associados)
1) Aprovação de reforma estatutária;
2) Votação e aprovação final da cidade – sede do XXIX Congresso
3) Assuntos Gerais
19h – Coquetel de encerramento
24 a 27 – Press Trip (visitação aos pólos turísticos do Pará)
– Belém (Belém, MOsqueiro, Icoaraci e Cotijuba), Marajó (Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari), Amazônia Atlântica (Tracuateua / Salinas) Araguaia Tocantins (Barcarena / Paragominas) e Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão)).
Dia 26 – 10h – Sessão solene na Assembléia Legislativa em comemoração ao “Dia Mundial do Turismo”.
Dia 27 – “Dia Mundial do Turismo”
Dia 28 – retorno dos jornalistas para cidades de origem

INSCREVA-SE AQUI
ACOMPANHANTE / NÃO ASSOCIADO
http://www.proevento.com.br/boeing/shop/?cod_evento=108&csp=32
ASSOCIADOS DA ABRAJET
http://www.proevento.com.br/boeing/shop/?cod_evento=108&csp=31
ESTUDANTES
http://www.proevento.com.br/boeing/shop/?cod_evento=108&csp=34
DEMAIS JORNALISTAS E PROFISSIONAIS DE TURISMO
http://www.proevento.com.br/boeing/shop/?cod_evento=108&csp=33
FALE CONOSCO:
(91) 3222-8880
www.abrajetpara.blogspot.com
www.abrajet.tur.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.