Mercado Livre abre inscrições para programa gratuito que ensina habilidades tecnológicas para meninas de 14 a 18 anos


Programa Conectadas vai alcançar 1.200 meninas de 14 a 18 anos; 50% das vagas serão destinadas para meninas pretas, pardas e indígenas
www.conectadaslatam.la

– O Mercado Livre abre hoje no Brasil as inscrições para o Conectadas, um programa gratuito que busca aproximar jovens mulheres latino-americanas da tecnologia. Em parceria com a {reprograma} e Chicas en Tecnología, o programa visa contribuir para reduzir o gap de gênero no setor de tecnologia, aproximando as adolescentes das competências da área, estimulando o interesse e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas para que elas possam ter cada vez mais escolhas em relação ao futuro.

O Conectadas consiste em uma imersão online, gratuita de 4 meses (32 horas). Na formação, dividida em doze encontros, serão abordados conteúdos sobre transformação digital, resolução de problemas, UX, desenvolvimento de negócios e marketing digital, convidando as participantes a desenvolver soluções tecnológicas e com impacto social. Nesses espaços de encontro, as jovens entrarão em contato com especialistas de diversas áreas e poderão acessar diversas ferramentas de gestão.

O programa terá quatro turmas no segundo semestre deste ano, totalizando 200 vagas, das quais o Mercado Livre reservou 50% para meninas pretas, pardas e indígenas, reforçando seu compromisso com a diversidade e a inclusão.

Para participar, não é necessário conhecimentos prévios na área, apenas o desejo de criar soluções inovadoras baseadas na tecnologia frente a um contexto desafiador. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site: www.conectadaslatam.la.

“De acordo com a UNESCO, apenas 3% daqueles que estudam Ciências da Informação se identificam com o gênero feminino. Por isso, no Mercado Livre, conscientes de nosso papel social cada vez mais relevante, queremos estimular que cada vez mais meninas se apropriem da tecnologia para construir futuros mais inclusivos e gerar impactos positivos nas duas comunidades”, explica Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

O Mercado Livre desenvolve o Conectadas em parceria com Chicas en Tecnología (ONG argentina que desde 2015 busca reduzir a lacuna de gênero no ambiente empreendedor) e a {reprograma} (ONG brasileira que busca capacitar e formar mulheres em programação e conectá-las ao mercado de trabalho) para realizar a implantação do programa no Brasil.

“Existe um histórico social e cultural que impede as mulheres, desde crianças, acreditarem que elas podem atuar na área de tecnologia. Pesquisas mostram que a partir dos 6 anos as meninas começam a pensar que não são boas para as exatas, logo cria-se um intelecto de que computador é apenas para meninos. Queremos com o projeto quebrar esses falsos paradigmas e mostrar que carreiras em tecnologia são também para mulheres”, destaca Mariel Reyes Milk”, destaca Mariel Reyes Milk, Fundadora e CEO da {reprograma}.

Sobre o Mercado Livre:
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 27 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

Sobre Reprograma
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e suas sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a startup social paulistana que ensina programação para mulheres, priorizando as negras e/ou trans, por meio da educação, tem o objetivo diminuir a lacuna de gêneros na área de T.I. A {reprograma} possui grandes empresas parceiras como Accenture, Creditas, Facebook iFood, entre outras. Mais informações no www.reprograma.com.br

Sobre Chicas en Tecnología
Chicas en Tecnología é uma organização da sociedade civil argentina sem fins lucrativos que desde 2015 busca eliminar a lacuna de gênero em ciência e tecnologia. Por meio de programas e iniciativas, motiva, treina e acompanha a próxima geração de mulheres líderes em tecnologia. Ela trabalha junto com as principais referências do ecossistema tecnológico empresarial para que as adolescentes considerem a tecnologia como uma aliada para cumprir diferentes finalidades que impactam sua realidade e comunidade. A OSC conta com o apoio e patrocínio das seguintes organizações: Mercado Livre; A3; Fundação YPF; Disney; MuleSoft (Salesforce); J.P. Morgan; Fundação Global S&P; Métodos de pagamento Prisma; Decolar; Grupo San Cristóbal; Chapéu vermelho; Patrocínio; Banco da Galícia; BASF; Motorola; Tech for good (J.P. Morgan).

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.