Marketplace de nicho é tendência para 2021; veja como plataforma segmentada pode impulsionar varejo

Modelo de negócio permite projetar crescimento rápido e oferece melhor experiência ao consumidor

De acordo com um estudo realizado pela Webshoppers no primeiro semestre de 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro. Destes, os nichos mais populares foram esportes, moda e móveis. Acompanhando esse cenário, a OmniK, startup do Grupo FCamara que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces, já identificou que o marketplace de nicho é uma tendência para 2021.

O marketplace de nicho é um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para mercados específicos. Diferente do marketplace generalista, que conta com maior quantidade de lojas e vários mercados diferentes, esse se consolida com foco em uma categoria, tornando-se uma ‘especialista’ naquele segmento e, consequentemente, trazendo mais credibilidade para a plataforma por esse título.

“Uma das maiores vantagens desse mercado é a projeção de um crescimento rápido para o marketplace, por que há uma maior facilidade de direcionar as atenções para um único segmento. Muitos acham que o nicho pode ser pouco lucrativo por ser específico, mas o comportamento e interesse dos consumidores mostram outro caminho e os mercados segmentados vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce”, explica Franklin Bravos, Head da OmniK.

De acordo com o especialista em marketplace, o crescimento desse mercado de nicho é impulsionado por consumidores que buscam uma experiência diferente das grandes plataformas, produtos específicos e credibilidade por conta da especialidade daquela plataforma. Há também um caráter afetivo à categoria de produto consumido.

O especialista listou cinco benefícios que impulsionam o mercado como uma tendência em 2021:

Oferta expansiva
As plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em mega marketplaces.

Aquisição de clientes
De acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca em um marketplace acabam acompanhando esta marca para planejar suas próximas compras. Isso auxilia que a marca desenvolva mais audiência e fidelidade.

Comunidade
Marketplaces de nicho possibilitam maior interação entre compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando, colaborando com a comunidade sobre os assuntos relacionados ao segmento.

Compradores qualificados
Os mercados especializados têm como alvo interessados e entusiastas de um segmento específico. São esses mesmos clientes que possuem motivação para o consumo e acompanham a marca.

Personalização
Alguns mercados podem aproveitar os dados para personalizar o conteúdo e demais ações estratégicas, como o caso da Enjoei, que trabalha toda sua estratégia de comunicação voltada para seu público específico nichado: a geração Millennial.

Sobre a OmniK
A empresa foi adquirida em 2020 pelo Grupo FCamara e é atualmente a única brasileira a oferecer transformação de e-commerces para marketplaces e unir todos os recursos tecnológicos de varejo. A empresa atende lojistas virtuais, indústria, e players de e-commerce. Entre os clientes da OmniK estão a Centauro, Loja do Mecânico, Hub Sales, On Store e Ativo. Saiba mais: https://omnik.com.br/

Sobre o Grupo FCamara
Considerada a maior empresa de serviços para ECommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais: www.fcamara.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.