MARANHÃO INICIA TEMPORADA OFICIAL DOS FESTEJOS JUNINOS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (12)

show_img

O Governo do Maranhão realiza a abertura da programação oficial dos festejos juninos na próxima sexta-feira (12), em São Luís. Articuladas sobre um projeto chamado “São João de Todos”, as festividades deste ano reafirmam o compromisso da gestão estadual com cultura popular, que movimentará grande parte da população maranhense e os turistas, durante um total de 18 dias em 20 arraiais espalhados na região metropolitana da capital do Estado.

Em um espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-Meu-Boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, a manifestação tem origens definidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzindo principalmente por meio da religiosidade.

 

As comunidades fazem a brincadeira, as celebrações e o trabalho em torno da festa que duram praticamente o ano inteiro. Um dos desafios é preparar o couro do boi, revestimento de camurça belamente decorado com canutilhos que recobrem o corpo do animal, pois é de bom tom que este seja renovado a cada temporada.

 

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explica que durante os festejos juninos que o boi ele reina absoluto, arrastando multidões e encantado quem assiste suas apresentações. “As cidades, principalmente a capital São Luís, se transformam em enormes arraiais, nos principais bairros das cidades são montadas estruturas para apresentações culturais. No Bumba-Meu-Boi do Maranhão, a variedade de sotaques, ou ritmos, faz a diferença”, comenta.

 

Junto à Prefeitura de São Luís, por meio de parceria inédita para realização do São João, o Governo do Estado dá o ponta pé inicial à temporada junina em meio a uma cerimônia com tom de homenagem no Arraial da Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Com uma programação definida para ter início a partir do dia 12 de junho, exclusivamente na Praça Maria Aragão, o “São João de Todos” ganhará impulso a partir do dia 19 de junho, período tradicional de maior movimentação nos arraiais da capital, e quando entrarão em funcionamento os seguintes espaços da grade oficial do governo no São João 2015: Ipem, Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Viva Anjo da Guarda, Viva Bairro de Fátima, Viva Cidade Operária, Viva Coroadinho, Viva Desterro, Viva Estiva, Viva Ipase, Viva João Paulo, Viva Liberdade, Viva Monte Castelo, Viva Vila Embratel, Viva Vinhais, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão e Praça da Saudade/Madre Deus.

 

Funcionando até o dia 29 de junho, com uma média de seis apresentações por noite passarão pelos arraiais do Governo do Estado um total de quase mil grupos folclóricos entre Bumba Bois, Tambores de Crioula, Quadrilhas Juninas, Danças do Coco, Cacuriás, Danças Portuguesas e shows musicais que completam a grande festa chamada “São João de Todos”.

 

Toda esta programação detalhada será distribuída nos arraiais, por meio das agendas culturais e também no portal exclusivo do Governo do Estado para o São João.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.