Mais de 40 mil visitantes em Viseu na maior edição de sempre dos World Cheese Awards



Viseu fica na história dos Óscares do Queijo como a maior edição de sempre, batendo todos os recordes: visitantes, queijos e países em competição, maior e mais premiada delegação portuguesa em 36 edições

O júri avaliou 4.786 queijos de 47 países, entre eles 182 queijos portugueses, com um marco histórico para a queijaria nacional: 87 prémios conquistados

Pela primeira vez realizados em Portugal, os World Cheese Awards 2024 consagraram o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com o título de “Melhor Queijo do Mundo”

primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal chegou ao fim este domingo, com mais de 40.000 visitantes a passarem, entre os dias 15 e 17 de novembro, pela World Cheese Arena e pela Tenda Viseu, cidade palco daquela que ficará também para a história como a primeira distinção de produtor nacional com o mais importante troféu dos Óscares do Queijo.

Viseu entra assim para a história do evento como a maior edição de sempre, ao bater todos os recordes, desde o número de visitantes, que superou largamente as expetativas e quadruplicou o próprio objetivo estabelecido pela organização, ao volume de participação sem precedentes, com 4.786 queijos de 47 países em competição, onde o destaque vai também para os 182 queijos portugueses a concurso, fazendo desta a maior delegação portuguesa em 36 edições de World Cheese Awards.

Uma forte adesão por parte do setor queijeiro nacional que se refletiu num resultado igualmente histórico, totalizando 87 prémios conquistados pelos queijos portugueses, a melhor participação de sempre. Destaque para os quatro queijos Super Gold, o galardão mais elevado e entre os quais surge o primeiro queijo nacional a vencer o título de “Melhor Queijo do Mundo”, a que se somaram ainda 11 queijos portugueses eleitos gold34 com selo silver e 38 bronze.

“Fizemos história! Foi um sonho que se converteu em algo único e colocou os queijos portugueses no topo do mundo”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal

“Foi a primeira vez que Portugal recebeu os World Cheese Awards e batemos todos os recordes, incluindo do número de medalhas, recebemos mais de 40.000 visitantes e, no final, ganhámos o troféu de Melhor Queijo do Mundo. Saio de Viseu de alma cheia, inundado de orgulho e com um coração beirão”, garante o responsável pela organização e pela escolha da cidade anfitriã para a edição deste ano, deixando um agradecimento “a todos aqueles que tornaram este sonho possível, em especial à região Centro e aos melhores produtores mundiais de queijo: os portugueses.”

“Foi um orgulho, para a CIM Viseu Dão Lafões, trazer ao coração de Portugal o maior evento de queijos do mundo e, ao mesmo tempo, consagrar a qualidade da produção nacional e regional como os vários prémios atestam”, refere Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, salientando que a região “ficará na história desta competição que, pela primeira vez, destaca um queijo português como vencedor”. Nas palavras do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, acima de tudo, este evento abriu portas a mais uma “oportunidade de dar conhecer ao mundo a nossa capacidade de bem-receber e a excelência dos nossos produtos e recursos. Fica um bem-haja para todos os que contribuíram para transformar este evento num sucesso.”

“Os resultados deixam-nos muito satisfeitos, não tínhamos dúvidas da qualidade e singularidade do queijo português”, reforça, por sua vez, Cristina Vasconcelos, diretora de marketing da Lactogal, principal patrocinador nacional dos World Cheese Awards

A empresa, que não quis deixar de apoiar a iniciativa por considerar o evento muito importante e uma excelente oportunidade de valorização e reconhecimento mundial da qualidade e singularidade dos queijos portugueses, é reconhecida pela dimensão e diversidade, tendo acabado por ver também alguns dos seus queijos com galardões conquistados. 

“Ficamos muito orgulhosos com as distinções atribuídas ao queijo de vaca Castelões Pimentão e Castelões Amanteigado, que acabamos de apresentar ao mercado, e especialmente honrados com a distinção Super Gold no queijo de ovelha Azeitão DOP Santiago e Gold no queijo Cerrado do Vale, também Santiago”, destaca a responsável.

Um queijo português no topo do mundo

O grande vencedor da edição de 2024 dos World Cheese Awards, recorde-se, foi o Queijo de Ovelha Amanteigado Soalheira, da Quinta do Pomar. Produzido na freguesia da Soalheira, Serra da Gardunha, município do Fundão, o queijo português destacou-se entre os 4.786 exemplares que estiveram à prova no Pavilhão Multiusos de Viseu, onde um exigente júri composto por mais de 250 especialistas elegeu 104 queijos Super Gold.

Após uma segunda ronda de avaliação que reduziu esta lista a apenas 14 finalistas, o Super Júri pontuou cada um dos queijos, coroando o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com a pontuação mais elevada e o título de “Melhor Queijo do Mundo, superando a forte concorrência do lote de 14 finalistas oriundos de países como Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega ou Brasil.

A lista completa com todos os vencedores dos troféus dos World Cheese Awards pode ser consultada aqui.

Ao longo de três dias, Viseu foi paragem incontornável para todos os fãs e apreciadores. A competição pelos Óscares do Queijo esteve longe de ser o único prato forte, com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico, abertos ao grande público e de acesso gratuito, a garantir um fim de semana repleto de atividades em torno do queijo, incluindo uma feira de produtores, provas, degustações e apresentações de produtos, sessões de showcooking com alguns dos melhores chefs nacionais, bem como harmonizações de vinhos com queijos e música ao vivo. 

A Tenda Viseu contou com mais de 100 stands, reunindo os produtores da região, alguns dos mais premiados produtores nacionais, além de algumas das mais exclusivas marcas mundiais do setor e patrocinadores internacionais.

Esta foi a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. Conhecido como os Óscares do Queijo e organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food, o evento reuniu em Viseu, cidade anfitriã em 2024, os maiores produtores mundiais, especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos. A edição de 2025 terá lugar em Berna, Suíça.

Rolar para cima