Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, nos próximos dias 15 a 17 de novembro, para aquela que será a primeira edição em Portugal
A 4 meses do evento, são já mais de duas dezenas os expositores internacionais com espaço reservado no evento, que está também a atrair forte interesse de profissionais do setor e imprensa estrangeira
A cerca de quatro meses da estreia dos World Cheese Awards em Portugal, são já mais de duas dezenas os expositores internacionais com presença confirmada no certame.
O evento, que nos dias 15 a 17 de novembro transformará Viseu na capital mundial do queijo, tem registado, segundo a representação portuguesa da organização, uma procura que perspetiva uma forte presença internacional, com produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, abrindo uma janela de oportunidade única para a divulgação e promoção dos produtores nacionais junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português.
“Estar presente nos World Cheese Awards 2024, quer através da inscrição de queijos na competição, quer enquanto expositores no espaço do evento, é uma oportunidade única para os produtores nacionais. Estamos a falar de uma iniciativa de âmbito mundial, que oferece uma visibilidade inigualável, potenciando a promoção dos nossos queijos além-fronteiras e, consequentemente, contribuindo para o incremento das exportações”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e representante dos World Cheese Awards em Portugal, sublinhando que “a qualidade e a diversidade dos queijos portugueses merecem ser reconhecidas globalmente, e este é o palco ideal para destacar a excelência da nossa produção.”
“A participação de produtores nacionais neste evento não só permite a exposição dos nossos queijos a um público altamente especializado e influente, como também abre portas para oportunidades de negócio e parcerias estratégicas com importantes players internacionais”, reforça Bruno Filipe Costa, deixando o desafio: “Convidamos todos os produtores nacionais a aproveitarem esta ocasião para se inscreverem e exibirem os seus queijos, mostrando ao mundo a nossa tradição, inovação e dedicação. Acreditamos que a participação nos World Cheese Awards 2024 será um marco significativo para o crescimento e a afirmação da fileira do queijo português no cenário internacional.”
“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta, por sua vez, John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, entidade organizadora da competição.
As inscrições para os World Cheese Awards 2024, que pela primeira vez terão lugar em Portugal e trarão à região de Viseu aquela que é a maior competição mundial de queijos, estão abertas e decorrem até ao próximo dia 16 de setembro.
O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu, entre os dias 15 e 17 de novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países em competição pelo paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.
A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público.
Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos.
Para este ano, em Portugal, a organização espera bater o recorde do número de queijos a concurso, sendo ainda um dos grandes objetivos alcançar a maior representação de sempre de produtos e profissionais nacionais.