Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Maior parte das operadoras Braztoa relata que abril foi melhor que março de 2021

 

 

Para 69% das operadoras Braztoa, o mês de abril melhor ou similar a março. Esse é um dos dados captados no mais recente estudo da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que representa cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.

 

A percepção, que, com muita cautela, vem adquirindo ares positivos, está inteiramente ligada ao aumento do interesse do consumidor em procurar os operadores para decidir como, onde e quando serão seus próximos roteiros. 62% das operadoras relataram que as consultas e cotações para viagens nacionais cresceram ou, ao menos, se mantiveram nos patamares do mês anterior. Quando tratamos das viagens internacionais, esse percentual sobe para 86%.

 

76% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais e 73% disseram ter vendido viagens nacionais, sendo que outros 17% não operam nacional e 10% não realizaram venda para dentro do Brasil

 

Em relação ao volume de vendas efetivadas, para 59% das empresas, o faturamento representa 25% em relação ao mês de abril pré-pandemia. Já 28% das operadoras indicaram números melhores, com faturamento entre 26% e 50% quando relacionados aos índices pré-pandêmicos.

 

A lista de destinos nacionais mais comercializados traz Maceió, Salvador, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Gramado, Jalapão, Rio de Janeiro e São Paulo (capital). Já no internacional, Punta Cana, Cancun, Maldivas, Cidade do México e Dubai se destacam.

 

 

Expectativas

Para 45% das operadoras, o faturamento médio deve ser recuperado no primeiro semestre de 2022, enquanto 35% acreditam que os índices normais de vendas serão retomados no segundo semestre do próximo ano.

 

 

 

 

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

 

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

 

A associação também tem realizado, desde o início da pandemia de 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br

imagem
Salvador[76573].jpg
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem