Cerimônia de posse contou com presença de senadores, deputados e autoridades de todo o país
Vice-governador de Santa Catarina, ministro do Turismo e
presidente da Embratur em ato de posse. | Foto: Mtur
O catarinense Vinicius Lummertz assumiu, na tarde desta terça-feira (2), o cargo de presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o desafio de modernizar a autarquia e ampliar parcerias para aumentar a promoção do Brasil como destino turístico. O ato de posse foi presidido pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Na solenidade realizada no Ministério do Turismo, que contou com a presença do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, Lummertz falou da construção de um projeto de turismo que valorize o potencial do Brasil para atrair turistas do mundo inteiro.
“O potencial do Brasil não encontra comparação com nenhum outro lugar do mundo e podemos fazer com que as soluções apontadas pelo Programa Nacional de Turismo sejam um caminho para fortalecer essa atividade econômica”, disse o novo presidente da Embratur.
Lummertz elencou como prioridades colocar o Brasil em um novo patamar de competitividade, acelerar os negócios do turismo; trabalhar em parceria com os empresários; valorizar os parques nacionais, o turismo de aventura e de cruzeiros; e deixar o Instituto mais digital, utilizando a tecnologia a favor da promoção do País. Além disso, ele assume a autarquia com o desafio lançado pelo ministro do Turismo de apresentar no Congresso Nacional, em 30 dias, o projeto que transforma a Embratur em uma agência de promoção.
“A primeira missão do novo presidente é modernizar a Embratur e possibilitar fazer parcerias que tragam investimentos para o país”, disse Alves. “Vivemos um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos e o turismo há de ser aquele que vai responder com mais rapidez nessas horas difíceis”, completou.
Ambas as autoridades destacaram a importância de diversificar os destinos turísticos apresentados no exterior e dentro do próprio Brasil e a articulação com outras pastas do governo para melhorar questões como segurança e infraestrutura.
Perfil – Formado em ciências políticas pela Universidade Americana de Paris, Lummertz estava no Ministério do Turismo desde setembro de 2012, por indicação do PMDB de Santa Catarina. Ele foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis; diretor nacional e estadual do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas); e secretário de Estado do Planejamento e Relações Internacionais de Santa Catarina (2007-2010).