Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Lourinhã lança o programa das celebrações da Batalha do Vimeiro que terão lugar de 19 a 21 de julho

O município da Lourinhã volta a realizar o evento Batalha do Vimeiro 1808 com um cartaz muito diversificado e dedicado à Mulher na Época Napoleónica.

 
No próximo mês, nos dias 19, 20 e 21 de julho, o município da Lourinhã celebrará o 216.º aniversário da Batalha do Vimeiro. Este ano, o evento apresenta uma programação diversificada e centrada no tema A Mulher na Época Napoleónica, que decorrerá num espaço, ilustrado a rigor, junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV).

O evento mergulha na história das invasões francesas e leva os visitantes numa viagem à sociedade do século XIX, contando com uma programação recheada de animação de rua, concertos, tasquinhas e ofícios representativos daquele período.

Recriações, oficinas, apresentações e Baile Oitocentista em destaque no programa

O programa terá início às 19h00 do dia 19 de julho com uma performance musical intitulada “Em Cantos de Mulher”, pelo grupo Ensemble Vocal Introitus. Às 21h30, o Grupo de Danças Históricas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro chega ao recinto de charrete para um dos pontos altos do programa: o Baile Oitocentista. Pelas 23h00, o grupo Bandidos do Cante atua no Palco Wellington e o dia termina com o espetáculo de fogo Enlace, pelo grupo Anymamundy.

No dia 20 de julho, destacam-se várias atividades dedicadas ao tema do evento. Pelas 11h30, a recriadora polaca Marta Veil será responsável pela apresentação de história viva “As Cores de Paris” sobre a história dos cosméticos. No período da tarde, pelas 16h00, a recriadora dinamiza, ainda, uma oficina em que irá ensinar a confecionar cosméticos seguindo receitas da época. Neste dia, também às 11h30, terá lugar no CIBV a peça de teatro “D. Maria, não só a louca”, do projeto Papão de Contos, que irá mostrar o outro lado desta rainha que foi, à época, a mais alta figura de Estado em Portugal. Esta peça volta a ser exibida no domingo, dia 21 de julho, pelas 11h00 e destina-se ao público infantojuvenil e às famílias. 

Também dedicada às famílias, no dia 20 de julho, pelas 15h00, terá lugar uma oficina de jumping clay designada “Mulheres de Várias Batalhas” e, pelas 15h30, a oficina “A Moda Império Portuguesa” de princípios do século XIX.

À noite, pelas 22h00, terá lugar para um dos momentos mais aguardados das celebrações: a recriação histórica da Batalha do Vimeiro – Combate Noturno. Em pleno campo de batalha, cerca de 250 recriadores nacionais e estrangeiros vão recriar a épica batalha que ali foi travada no dia 21 de agosto de 1808. O dia encerra com um concerto de Celina da Piedade, às 23h00, no Palco Wellington. A compositora, acordeonista e cantora cruza tradição e universalidade, com um sentir mais contemporâneo, passando pela riqueza do Cante Alentejano, mas também pela energia do folk e do pop. Este concerto contará com uma participação especial do Coro Municipal da Lourinhã e haverá, também, um momento de interação com o público, em que este poderá dançar e sentir-se integrado no espaço.

No dia 21 de julho, o destaque será a recriação histórica do Assalto à Igreja, pelas 11h30, a que se seguem várias atuações do grupo Flui, com a performance “As Vivandeiras”, relembrando estas personagens femininas tão importantes na época. As vivandeiras vendiam provisões aos soldados e eram, muitas vezes, modelos de caridade e humanidade, não hesitando em ir à linha da frente dar um gole de conhaque para levantar o moral dos militares. Destaque também para a oficina “Iniciação à Roda do Oleiro”, que irá decorrer ao longo do dia, dinamizada por Vera Camilo, e para a oficina “Mulheres de Armas”, dinamizada por Selma Ferreira. 

O evento termina pelas 20h30, depois da Cerimónia do Arriar das Bandeiras, seguida de uma salva de mosquete.

Ao longo dos três dias, a exposição “A Mulher na Época Napoleónica” estará patente no CIBV e na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

“É com muito orgulho que voltamos a organizar este evento com um programa tão diversificado e dedicado à mulher, mostrando o conjunto de papéis que tinha na época e não deixando que a sua importância fique esquecida ou omitida. Para todos os que por aqui passem nos dias 19, 20 e 21 de julho, garantimos um programa rico a nível cultural e histórico com experiências únicas e diferenciadoras”, explica José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã.
 
A iniciativa é organizada pelo Município da Lourinhã em conjunto com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP).
 
Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas no site oficial do evento, em batalhadovimeiro1808.pt.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira