Lista do New York Times e novo lodge aos pés do Fitz Roy colocam Rotas Naturais da Argentina nos holofotes

Explora El Chaltén trouxe à Patagônia o luxo com operação carbono neutro. Parque do Iberá cresceu e protege cada vez mais espécies.

Relaxar e viver experiências na natureza é quase uma necessidade para quem passou tanto tempo preso em casa. Por isso as 17 Rotas Naturais (Rutas Naturales, em espanhol) estão entre os destinos mais procurados pelos turistas que visitam a Argentina. São imensos itinerários que unem atrações espetaculares, e que são procurados por fãs de variados temas e paisagens. E alguns deles estão atraindo atenção global.

O jornal americano New York Times, em sua lista de destinos turísticos 52 Places for a Changed World (52 Destinos para um Mundo que Mudou), incluiu entre os top 10 um único lugar da América do Sul, o Parque Nacional Iberá, na província de Corrientes, um dos pontos da Rota do Iberá. Com um clima único e uma paisagem que lembra um pouco o pantanal, mas com fauna e flora diferentes, o Iberá é uma referência mundial em preservação, uma vez que desde sua criação a área protegida cresceu e passou a abrigar uma população ainda maior de espécies protegidas, que vão desde pássaros até cervos e lontras. No ano passado, biólogos iniciaram um projeto para reintrodução de filhotes de onças-pintadas no parque, 70 anos após a espécie ter desaparecido na região. O acontecimento foi comemorado nas redes sociais por celebridades como o ator Leonardo Di Caprio.
 

Os viajantes que buscam conviver ao máximo com a natureza, mas ao mesmo tempo querem conforto e sofisticação, foram brindados com a inauguração de uma referência global na Rota da Patagônia Austral: o lodge da rede Explora instalado em El Chaltén, a capital nacional do trekking, aos pés do monte Fitz Roy, com vista para o Glaciar Marconi. O lodge, que é carbono neutro, foi construído com conceitos sustentáveis e projeto arquitetônico integrado à natureza para evitar impactos. Está estruturado para oferecer mais de 30 explorações diferentes na região. E, na hora de descansar, tem confortos como um restaurante com menu concebido a quatro mãos pelo chef Pablo Jesús Rivero, dono do restaurante “Don Julio”, eleito em 2020 o melhor restaurante da América do Sul no ranking World’s 50 Best Restaurants, em parceria com o chef Guido Tassi, conselheiro do Don Julio. O cardápio é elaborado de acordo com a estação, usando apenas ingredientes locais, produzidos de forma sustentável.

As novidades estão ao lado da preservação em todas as Rotas Naturais. Apaixonados pela preservação da vida marinha podem ver de perto baleias, pinguins e lobos marinhos, com direito a visitar grutas no litoral e provar vinhos envelhecidos no fundo do mar ao seguirem a Rota do Mar Patagônico. Quem gosta de montanhas nevadas, glaciares e paisagens panorâmicas de tirar o fôlego, em uma viagem temperada com caminhadas e churrascos inesquecíveis, pode seguir a Rota da Patagônia Austral. E quem gosta de ser surpreendido com paisagens inesperadas pode conhecer a Rota da Estepe, a planície com ecossistema único que tem desde desertos até bosques com árvores milenares, povoados por pumas, raposas e guanacos, em um ambiente onde se encontram os mais antigos fósseis de dinossauros do mundo.

Para obter mais informações sobre as rotas e seus destinos, vale consultar o site das Rotas Naturais.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.