Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

LISBOA PRESTA HOMENAGEM A CARLOS DO CARMO 

11 de março – 17h30 | Zona ribeirinha de Belém

A Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da EGEAC – Museu do Fado e as Juntas de Freguesia de Alcântara e de Belém, homenageia o fadista com a inauguração do Passeio Carlos do Carmo, localizado na zona ribeirinha de Belém, entre o Terreiro das Missas e o Jardim das Docas da Ponte.

A cerimónia decorre no dia 11 de março, às 17.30 horas, com o descerrar da placa toponímica Passeio Carlos do Carmo, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, seguindo-se o concerto de Camané que interpretará cinco temas de Carlos do Carmo, artista que tanto e tão bem cantou a cidade de Lisboa.

Estão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o vereador da Cultura, Diogo Moura, o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, o musicólogo Rui Vieira Nery e representantes da família de Carlos do Carmo.

Lisboa Menina e Moça (Paulo de Carvalho / Fernando Tordo), Duas Lágrimas de Orvalho (João Linhares Barbosa / Pedro Rodrigues), Bairro Alto (Carlos Simões Neves / Nuno Aguiar), Canoas do Tejo (Frederico de Brito) e Rosa da Noite (José Carlos Ary dos Santos / Joaquim Luís Gomes) são os temas, eternizados por Carlos do Carmo, que serão interpretados por Camané nesta homenagem.

Considerado uma das maiores referências da música portuguesa e do Fado em particular, Carlos do Carmo desempenhou um papel da maior relevância na ligação às novas gerações do Fado, estando sempre envolvido na valorização da tradição aliada à inovação.

A sua visão e o seu legado marcaram o contexto musical português. Nas suas interpretações deu vida às palavras, elevou o Fado a novas dimensões, semeando uma vastíssima produção musical ao longo de toda a sua carreira.

É disso exemplo a nova compilação de duetos de Carlos do Carmo com Sérgio Godinho, Camané, Chico Buarque, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Sam de Kid, entre outros artistas, que será lançada pela editora Universal Music Portugal, já no próximo dia 17 de março.

Carlos do Carmo foi ainda embaixador da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, consagrado desde 2011.

Através da toponímia, Lisboa perpetua o nome de Carlos do Carmo na cidade, junto ao rio Tejo, eternizando assim o fadista que tanto contribuiu para a cidade e para o enriquecimento e divulgação da cultura portuguesa, no país e no estrangeiro.





 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem