Lisboa -ONE SUSTAINABLE OCEAN – 2.ª Conferência Internacional dos Oceanos

ONE SUSTAINABLE OCEAN

A partir do dia 24 de junho, Lisboa acolhe uma série de eventos paralelos à2.ª Conferência Internacional dos Oceanos (promovida pela ONU, nos dias 27 de junho a 1 de julho de 2022, no Altice Arena), numa iniciativa denominada One Sustainable Ocean. 

O programa da iniciativa, que terá lugar em diversos espaços da cidade, é extenso e inclui mais de 70 conferências e workshops, 12 exposições, 10 sessões de cinema, instalação de peças de arte procurando atrair um público diversificado, do meio empresarial, científico e académico, das ONGs, e também da população em geral. Os principais eventos terão lugar no Museu de Marinha (exposição “Oceano”), no Rossio (exposição “Ocean Decade Exhibition”), no Pavilhão do Conhecimento (Ocean Literacy Week – sessões de cinema, workshops, exposições) e sob a Pala do Pavilhão de Portugal – (“Ocean Science and Bussiness2Sea” – exposições, conferências e workshops, encontros de negócios, eventos sociais).

Todos estes eventos paralelos à Conferência Internacional pretendem afirmar Portugal e Lisboa como uma cidade de Mar, onde a defesa e a preservação dos ecossistemas dos oceanos e mares são uma prioridade e a investigação e a inovação potenciam o crescimento da economia azul. Sublinhando a importância desta iniciativa aberta à cidade, o vereador da Cultura e Economia e Inovação da CML, Diogo Moura, considera que o Mar é um “setor estratégico para a cidade do futuro”, sendo “nossa responsabilidade promover uma literacia azul para que possamos viver novamente o oceano de modo sustentável e inovador”, pois “a sustentabilidade do planeta depende da saúde do mar”.

O Município de Lisboa é coorganizador desta iniciativa, juntamente com instituiçõescomo o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, a Universidade de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Intergovernmental Oceanographic Commission da UNESCO e o Comité Português para a COI, contando ainda com a colaboração de numerosos outros parceiros. 

A globalidade da iniciativa é patrocinada pelo Pingo Doce, através do seu programa “Amar o Mar”, decorrente das Políticas Ambiental e de Compras Sustentáveis da empresa, posto que, conforme destaca Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, “existe um alinhamento inequívoco dos objetivos do One Sustainable Ocean com a missão e valores do programa Amar o Mar”.

Os eventos são de visita livre.

+ Inf.: https://www.lisboa.pt/agenda/o-que-fazer/one-sustainable-ocean

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.