Lisboa, Barcelona, Paris e Roma convocam UE a proteger lojas históricas

A cidade de Lisboa, representada pelo vereador da Câmara Municipal, Diogo Moura, assinou esta terça-feira, juntamente com Barcelona, Paris e Roma, uma declaração de defesa pelo património comercial icónico, instando organismos europeus a associarem-se a este objetivo. Esta iniciativa aconteceu no âmbito da “1.ª Jornada de Comércios Emblemáticos”, que decorreu em Barcelona, e onde Lisboa apresentou o projeto “Lojas com História”.

Segundo Diogo Moura, o vereador com os pelouros da Economia e Inovação e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, “esta parceria de Lisboa com Barcelona, Paris e Roma que hoje formalizamos é a materialização, com escala europeia, de um duplo desígnio que, em Lisboa, temos há muito tempo: preservar a memória, manter a tradição e valorizar a Cultura, em plena articulação com os desafios da Economia; e valorizar o pequeno comércio, a iniciativa e o risco de pequenos investidores. Em Lisboa queremos preservar a nossa identidade, forjada no longo tempo da nossa História, e ao mesmo tempo valorizar as pessoas que fazem a cidade.”

Esta iniciativa na defesa do comércio histórico pretende divulgar o trabalho que Barcelona, Lisboa, Paris e Roma têm desenvolvido nesta área, com vista a lançar as bases para uma preservação e divulgação do comércio emblemático/Lojas com História à escala europeia e o papel determinante que os governos locais assumem na concretização deste desafio.

Lisboa foi pioneira na abordagem desta questão quando, em 2015, lançou o Programa Lojas com História, cujo objetivo é trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade de forma a preservá-lo, bem como ao seu património material, histórico e cultural, dinamizando e revitalizando as atividades comerciais essenciais à sua existência.

Sobre estes antecedentes, Diogo Moura disse ainda que, “nesta matéria, importa ter em conta o trabalho já desenvolvido na proteção destes estabelecimentos, designadamente através do projeto “Lojas com História”, a que os novos desafios do comércio e desenvolvimento urbano levam a que queiramos ser mais ambiciosos: na abrangência de beneficiários, de apoios e de proteções, nos resultados e na centralidade estratégica”.

A promoção e o apoio ao comércio de proximidade, principalmente no centro histórico da cidade, tem conseguido enquadrar-se numa estratégia mais vasta de reabilitação urbana, nomeadamente com a revitalização do tecido económico e social da cidade. As “Lojas com História” dão significado ao passado e são determinantes para o futuro das cidades de rosto humano. Estas políticas partilhadas entre Barcelona, Paris, Roma e Lisboa têm como objetivo, em primeiro lugar, promover a reflexão e o debate com vista à preservação e promoção de lojas icónicas, uma parte valiosa do património cultural, comercial e histórico europeu, pretendo assim instar a Comissão do Desenvolvimento Regional e a Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu – representada nos trabalhos da Jornada – para a importância desta defesa.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.