Lisboa apresenta o livro de Jorge Costa, Diário de um sem- abrigo

.

7 de julho, pelas 18h, no Centro de Santa Bárbara

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Leya/Oficina do Livro e a Mensagem de Lisboa apresentam no próximo dia 7 de julho (quinta-feira), o Diário de um Sem-Abrigo, de Jorge Costa, no Centro de Alojamento de Emergência Municipal de Santa Bárbara, pelas 18h.

Este centro, criado em contexto de emergência, manteve-se aberto às necessidades das pessoas que estão em situação de sem abrigo na cidade. Tornou-se uma resposta de acolhimento única e inovadora a vários níveis, nomeadamente porque tem uma gestão partilhada por três entidades, CML, Vitae e Ares do Pinhal. 

O Centro de Santa Bárbara tem capacidade para receber 128 pessoas e equipas multidisciplinares que articulam diretamente com as equipas de rua, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e várias estruturas da Saúde, Empregabilidade e Cultura, recebendo homens, mulheres, casais, bem como os seus animais de estimação. Durante o dia, os utentes podem participar em várias atividades paralelas, nomeadamente atelieres de costura, jardinagem, artes plásticas e teatro.

Com prefácios de Marcelo Rebelo de Sousa e Nuno Markl, o Diário de um Sem-Abrigo relata os dias e noites de Jorge Costa a viver nas ruas de Lisboa, dando a conhecer na primeira pessoa o que é viver em situação de sem-abrigo.

Jorge Costa, que morreu no passado dia 20 de abril, em Lisboa, mudou a forma como olhamos para os outros através do relato das suas crónicas na Mensagem de Lisboa, que o levaram ao conhecimento de tantos e tantos.

Este livro será apresentado pelos vereadores do município de Lisboa Laurinda Alves, com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, Diogo Moura, com o pelouro da Cultura, Nuno Markl e Catarina Carvalho, Diretora de a Mensagem de Lisboa. Com as receitas da venda do livro, a Mensagem de Lisboa irá criar uma bolsa para jornalismo sobre sem-abrigo.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.