Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Liga Contra o Câncer completa 71 anos consolidada como referência na democratização do acesso à medicina de ponta

A LigaNorte Riograndense Contra o Câncer completa 71 anos de fundação nesta sexta-feira. Fundada em 17 de julho de 1949, a instituição é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado, sendo referência não apenas no tratamento contra o câncer para todas as camadas sociais na região Nordeste, mas também nas áreas de ensino, pesquisa e diagnóstico por imagem.

Com toda sua experiência acumulada ao longo dessas mais de sete décadas de desafios e conquistas, e sempre focada na conjugação de excelência técnica com o capital humano, a Liga segue conseguindo se reinventar na busca em cumprir seu maior objetivo: levar o melhor da saúde para todos, indistintamente.

Reconhecida como uma das maiores referências na democratização do atendimento e ao fácil acesso à medicina especializada do país, a instituição, mesmo em meio à atual crise pandêmica, continua focada em sua missão e segue conseguindo colocar em prática sua política de alinhar inovação, pioneirismo e excelência nos tratamentos, tento realizado no ano de 2020 significativos investimentos que irão ampliar consideravelmente sua capacidade de atendimento e tratamento, passando a oferecer para seu paciente – seja ele do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede de convênios privados ou particular – o que existe de mais moderno na medicina diagnóstica e terapêutica no mundo.

 Tomografia Computadorizada

Em sua mais recente aquisição, a Liga, através de recursos próprios e do Governo Federal, adquiriu o CT in a Box, um equipamento de tomografia computadorizada de última geração que é uma unidade de imagem e de construção rápida que auxiliará com ainda mais rapidez e agilidade o diagnóstico das doenças.

O aparelho será o segundo CT in a Box instalado no país. O equipamento, que produz imagens de altíssima qualidade, contribuirá para a tomada de decisões clínicas, possuindo também uma sala de laudo dentro da própria unidade, que disponibilizará os resultados e imagens diretamente para os médicos, que poderão acessá-los de qualquer parte do hospital poucos minutos após a realização do exame.

“Doenças como a pneumonia poderão ser detectadas de forma rápida, contribuindo para que o quadro respiratório do paciente tenha um acompanhamento mais assertivo. A expectativa é que 300 pacientes sejam diagnosticados já nos primeiros 30 dias de trabalho”, afirma Roberto Magnus Duarte Sales, superintendente da Liga Contra o Câncer.

O equipamento já começou a ser montado no Hospital Dr. Luiz Antônio, devendo começar a operar nas próximas semanas.

Halcyon-E

No início do mês de junho, entrou em funcionamento o Halcyon-E.Trata-se da máquina mais moderna existente no mundo para o tratamento em radioterapia, sendo o quarto em operação hoje no Brasil, e o primeiro destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Tratou-se de um investimento de recursos próprios na ordem de R$ 12 milhões em equipamentos e instalações. O Halcyon-E é um novo acelerador linear que une a tecnologia mais moderna de irradiação à técnica mais precisa existente de localização diária, o IGRT ou radioterapia guiada por imagem, que gera um altíssimo grau de precisão. Com o Halcyon-E a Liga já consegue reduzir drasticamente o tempo de tratamento dos pacientes, diminuindo sua exposição à radiação e consequentemente o número de sessões necessárias, aumentando as suas chances de recuperação e retorno mais rápido a sua rotina.

Apropriado para tratamentos avançados de todos os tipos de câncer, a nova tecnologia permite ao médico ter o controle real e exato da dosagem, possibilitando a aplicação de uma maior dose na área doente, poupando os tecidos saudáveis. Tratamentos que poderiam levar meses são reduzidos para algumas semanas. Se pegarmos o câncer de mama como exemplo, que tem o tempo médio de tratamento de 33 dias úteis, com o Halcyon-E passou para 5 dias; o câncer de próstata caiu de 38 dias úteis em média para 20 dias. Já pacientes com metástase óssea já têm seu tratamento reduzido de 20 para um dia.

Ensino e Pesquisa

Dada a importância do ensino e pesquisa e a fim de garantir a sua missão, a Liga, desde sua concepção, atua como agente formador dos profissionais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Em 1989 fundou o Departamento de Ensino, Pesquisa e Educação Comunitária (DEPECOM).

Em 2018, o departamento foi ampliado e recebeu o nome de Escola de Oncologia da Liga. Atualmente dispõe de cursos de Residência Médica nas áreas de Mastologia, Radioterapia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica e Cancerologia Cirúrgica; de Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Possui ainda Pós-graduação Lato sensu na área de Enfermagem Oncológica e convênio com diversas Instituições de Ensino Superior sendo cenário de formação de práticas curriculares em saúde. O Ensino na LIGA fomenta diversos cursos de capacitação, práticas hospitalares, simpósios e jornadas, além do congresso científico que atualiza bianualmente os profissionais da área de Oncologia.

Já na área da pesquisa clínica, a Liga, através do seu Centro de Pesquisa Clínica, vem obtendo reconhecimento nacional e internacional há alguns anos. Em projetos específicos, como nos estudos ligados ao câncer de próstata, pulmão e mieloma múltiplo, a instituição está entre os maiores recrutadores de casos do mundo.

 Com mais de dez anos de atuação, o setor possui diversos trabalhos em andamento e outros já premiados internacionalmente, entre eles estudos com pesquisas voltadas para o aconselhamento genético, que avalia o risco hereditário de diversos tipos de câncer.

Baseado no número de pacientes recrutados e incluídos em estudos, a Liga Contra o Câncer está entre as três maiores instituições de pesquisa clínica no Brasil. Atualmente, mantém pesquisas conjuntas com instituições de diversos países, entre eles as universidades de Oxford, na Inglaterra, e de Sorbonne na França.

A Instituição se diferencia por desenvolver estudos e pesquisas no âmbito hospitalar, oferecendo atividades nos quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Sobre a Liga  

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é formada atualmente por seis unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó), a Escola de Oncologia e a Casa de Apoio Irmã Gabriela (unidade de apoio humanitário).

Instituição privada sem fins lucrativos, a Instituição realiza por ano quase 1,5 milhão de procedimentos e destina 70% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.

Ao longo de sua história, a Liga conseguiu alcançar um nível de excelência raro para uma instituição filantrópica, além de estar se reinventando e, com isso, conseguindo dar conta do vertiginoso crescimento da demanda. “Por sermos uma instituição filantrópica, tudo o que é arrecadado é reinvestido. Então, isso nos permite fazer coisas que uma instituição que visa o lucro não faria. É otimizando nossa receita e controlando cada despesa que conseguimos tratar da melhor forma possível todos os nossos pacientes”, afirma Dr. Roberto Sales.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem