LATAM realiza primeiro voo internacional do Boeing 787-9 com tripulação brasileira 

Primeira operação foi realizada na rota Guarulhos-Madri; a partir de fevereiro,

aeronave também decolará com tripulação brasileira na rota Guarulhos-Nova York

A LATAM acaba de realizar o primeiro voo internacional do Boeing 787-9 Dreamliner com tripulação brasileira. A aeronave (matrícula PS-LAA) decolou de São Paulo/Guarulhos hoje (5), à 0h58, e aterrissou em Madri às 14h34 (horário local). Primeira aérea nacional a operar voos com o Boeing 787-9 Dreamliner no País, a LATAM Brasil também projeta para 23 fevereiro começar a operar a aeronave com tripulação brasileira na rota São Paulo/Guarulhos-Nova York/JFK.

Desde outubro do ano passado, o Boeing 787-9 Dreamliner de matrícula PS-LAA estava operando voos no Brasil nas rotas São Paulo/Guarulhos–Manaus e São Paulo/Guarulhos–Recife. Ao todo, serão até quatro aeronaves Boeing 787-9 provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile que chegarão ao Brasil para serem tripuladas por pilotos e comissários brasileiros, em mais uma forte aposta da companhia na recuperação do setor aéreo no País.

“Viajar no Boeing 787 com tripulação brasileira é mais uma grande entrega para o cliente da LATAM de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, estamos construindo uma frota mais homogênea e moderna, o que nos torna cada vez mais eficientes e competitivos”, destaca Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

O Boeing 787 Dreamliner vem somar à estratégia de eficiência operacional e competitividade da companhia em três frentes: frota, pessoas e sustentabilidade. Na primeira, está relacionada à concentração em uma única família de aeronaves – no caso a Boeing com os modelos 767, 777 e 787 – para voos internacionais de longa distância. 

A eficiência do novo modelo também garante melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como consequência de ter uma frota única de wide-bodies, a LATAM poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do B 787-9 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais realizaram apenas um treinamento curto e específico para concluir a capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

Já no quesito sustentabilidade, a tecnologia avançada do 787-9 Dreamliner reduz em 25% o consumo de combustível e o nível de emissão de CO2, além de proporcionar 50% de diminuição no padrão de ruídos sonoros. 

Ficha técnica – Boeing 787-9 Dreamliner 

Nome: Boeing 787-9

Fabricante: Boeing

Capacidade: 300 passageiros (30 passageiros na Business, 57 na Premium Economy e 213 na Econômica).

Alcance nmi (km): 7,530 nmi (13,950 km)

Comprimento: 63 metros

Largura: 5.49 metros

Envergadura: 60 metros

Altura: 17 metros

Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas

Motores: Rolls-Royce Trent 1000 

Crédito: Divulgação

Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe.

 

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

 

Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.

LATAM Airlines Brasil

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.