Somando os mercados de Brasil, Chile, Colômbia e Peru, o Grupo LATAM acrescenta 11 rotas nacionais neste mês
A operação de passageiros do Grupo LATAM em dezembro foi de 38,3% (medida em assento por quilômetro disponível – ASK) em relação ao mesmo mês do ano anterior, mantendo uma recuperação gradual nos últimos meses – O Grupo LATAM Airlines anuncia hoje (12/01/2021) a sua malha aérea de janeiro, quando deve operar 40% da sua capacidade global (em dezembro operou 38%). No caso específico do Brasil, a LATAM deverá operar neste mês até 46% da sua capacidade (retomando 63% da sua operação doméstica e 24% internacional), alcançando 44 destinos no País com até 406 voos diários, sendo 85 nacionais e 15 internacionais.
A companhia acrescenta três novas rotas domésticas, desde o dia 1º de janeiro, são elas: São Paulo/Congonhas – Foz do Iguaçu, São Paulo/Congonhas – Ilhéus e Brasília – Porto Seguro. Ainda, voltam a operar, também desde o dia 1º, as rotas internacionais: São Paulo/Guarulhos – Bogotá e Rio de Janeiro/Galeão – Santiago. Atualmente, do Brasil para o exterior, a companhia opera 13 destinos: Assunção, Buenos Aires, Bogotá, Boston, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Madri, Miami, Montevidéu, Nova York e Santiago.
Confira os detalhes da operação da LATAM no Brasil:
- 46% da operação projetada (em relação a janeiro de 2020)
- 63% doméstico e 24% internacional
- Rotas totais em janeiro: 85 domésticas (equivalente a 406 voos diários) e 15 internacionais.
- Três novas rotas domésticas, começando em 1º de janeiro:
- Brasília-Porto Seguro (a partir de 1º de janeiro)
- São Paulo / Congonhas-Foz do Iguaçu (a partir de 1º de janeiro)
- São Paulo / Congonhas-Ilhéus (a partir de 1º de janeiro)
- Duas novas rotas internacionais:
- São Paulo / Guarulhos-Bogotá (a partir de 1º de janeiro)
- Rio de Janeiro / Galeão-Santiago (a partir de 1º de janeiro)
Operação global do Grupo LATAM Airlines:
Com a retomada das rotas nos mercados domésticos nos países onde atua, o Grupo LATAM Airlines estima operar em janeiro de 2021 o correspondente a 40% de sua capacidade (equivalente a 770 voos diários). Atualmente, o Grupo conecta 112 destinos em 16 países. Das subsidiárias da LATAM, o Chile projeta uma operação de passageiros de 30% para janeiro devido às restrições de mobilidade no País.
A LATAM Cargo prevê um início de ano no qual maximizará o uso de sua frota, principalmente antes de fevereiro, para apoiar a cadeia logística para o transporte de flores vindas da Colômbia e do Equador.
Todas as estimativas estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.
Confira no detalhe a Operação das filiais do Grupo LATAM :
Chile
- 30% da operação projetada (em relação a janeiro de 2020)
- 35% doméstico e 27% internacional
- Rotas totais em janeiro: 15 domésticas (equivalentes a 92 voos diários) e 14 internacionais.
- Duas novas rotas domésticas:
- Santiago-Valdivia (a partir de 1° de janeiro)
- Antofagasta-Concepción (a partir de 4 de janeiro)
- Nova rota internacional:
- Santiago-Rio de Janeiro / Galeão (a partir de 1º de janeiro)
Colômbia
- 64% da operação projetada (em relação a janeiro de 2020)
- 67% doméstica e 61% internacional
- Total de rotas de janeiro: 23 domésticas (equivalente a 100 voos diários) e 5 internacionais
- Seis novas rotas domésticas:
- Cali-Medellín (a partir de 1º de janeiro)
- San Andrés-Medellín (a partir de 1º de janeiro)
- Bogotá-Valledupar (a partir de 1º de janeiro)
- Cali-Santa Marta (a partir de 18 de janeiro)
- Cali-Barranquilla (a partir de 25 de janeiro)
- Medellín-Montería (a partir de 25 de janeiro)
Equador
- 30% da operação projetada (em relação a janeiro de 2020)
- 50% doméstica e 22% internacional
- Total de rotas em janeiro: mantidas 6 rotas nacionais (equivalente a 17 voos diários) e 3 rotas internacionais.
Peru
- 38% da operação projetada (em relação a janeiro de 2020)
- 57% doméstica e 31% internacional
- Total de rotas de janeiro: 18 rotas domésticas (equivalente a 104 voos diários) e 17 rotas internacionais.
O Grupo LATAM Airlines reforçou as suas medidas de segurança e higiene, implementando os mais rígidos protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias dos países onde opera e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Destaque para o atendimento remoto no check-in, limpeza de aeronaves com uso de luz ultravioleta (UV), obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o voo, álcool gel disponível no avião, reduzida interação da tripulação com o passageiro, filtros HEPA, entre outras medidas.
A companhia também recomenda que os passageiros consultem mais informações em www.latam.com e todas as restrições de viagem de acordo com o destino de sua viagem diretamente em Restrições de Acesso.
Tráfego dezembro 2020
Durante o mês de dezembro, a operação de passageiros do Grupo LATAM Airlines foi de 38,3% (medida em assento por quilômetro disponível – ASK) em relação ao mesmo mês do ano anterior, apresentando uma recuperação gradual nos últimos meses. Nos meses de outubro e novembro deste ano, a operação foi de 26,8% e 33,4%, respectivamente, quando comparada ao mesmo período de 2019.
Esta menor recuperação verificada em dezembro comparada aos meses anteriores é explicada principalmente pelas restrições dos países onde a LATAM opera.
Em dezembro de 2020, o tráfego (medida passageiros por quilômetro pago- RPK) foi de 34,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso considerou uma operação de passageiros de 38,3% (medida em assento por quilômetro disponível – ASK) em relação ao mesmo mês do ano passado, então a taxa de ocupação diminuiu 8,4 pontos percentuais para 75,2%. É percebida uma recuperação gradual nos últimos meses onde a operação de outubro e novembro de 2020 foi de 26,8% e 33,4%, respectivamente, comparada ao mesmo período de 2019.
Em relação ao transporte de cargas, a taxa de ocupação foi de 62,6%, 5,4 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano anterior, refletindo o bom desempenho que a LATAM Cargo teve ao longo do ano.
Confira no detalhe o tráfego de dezembro de 2020
Sobre o Grupo LATAM Airlines
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe.
O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 787, Airbus A350, A321, A320neo e A319, os modelos mais modernos da categoria.
As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago. Em função do processo de Capítulo 11, as ações em forma de ADRs não estão sendo negociados na bolsa de Nova York (NYSE). Desde então, os ADRs da LATAM são negociados nos Estados Unidos da América nos mercados OTC (over-the-counter).
Mais informação financeira em www.latamairlinesgroup.net.