Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

LATAM aumenta conectividade do Sul do Brasil com nova rota Congonhas-Joinville

Nova rota em Santa Catarina começa a ser operada diariamente em 27 de outubro

– A LATAM Airlines Brasil acaba de anunciar a nova rota direta São Paulo/Congonhas-Joinville, com início dos voos em 27 de outubro deste ano. O trecho incorporado à malha aérea doméstica da companhia faz a ligação desta importante cidade da Região Sul do Brasil com o aeroporto de Congonhas, onde partem voos para outros 25 destinos em todo o País. A nova rota vai aumentar ainda mais a conectividade da região Sul. As passagens já estão à venda em latam.com e demais canais oficiais. A LATAM espera transportar 170 mil passageiros ao ano no trecho.

A rota São Paulo/Congonhas-Joinville terá 2 operações diárias. Os voos possuem uma hora de duração e são operados por aeronaves das famílias Airbus A319 e A320, que acomodam até 216 passageiros, dependendo do modelo.

“Após um excelente primeiro semestre, liderando de forma estável o mercado de voos domésticos com 40% de participação, a LATAM volta a criar novas rotas dentro do Brasil para ampliar a conectividade entre as principais cidades do País e o acesso à aviação”, comenta Aline Mafra, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.Joinville terá dois voos diários com destino a São Paulo/Congonhas a partir de outubro (Crédito: ShutterStock)

O CRESCIMENTO DA LATAM

Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.

Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em março de 2024, com participação de 24%, segundo a ANAC. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.


O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.


LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira